Notícias

Modalidades Paralímpicas são tema de seminário de formação para professores da rede municipal

Ação reuniu 50 professores e analistas, que puderam praticar parabadminton, atletismo, tiro com arco e bocha paralímpica

Publicado em: 16/09/2022 15h59 | Atualizado em: 16/09/2022
A imagem mostra professores caminhando vendados pela pista de atletismo do Centro Paralímpico Brasileiro. O chão é laranja, com listras brancas separando as pistas e cones coloridos, além de outros acessórios de atletismo. Na frente, uma mulher de cabelo cacheado curto, calça preta e camiseta cinza caminha vendada com os braços erguidos para frente. Ao lado direito dela estão um homem e uma mulher que também participam da atividade, com as vendas erguidas. Ao fundo estão outras seis pessoas envolvidas em outras atividades.

No dia 3 de setembro professores da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Modalidades Paralímpicas, ação de formação da COCEU/DIESP em parceria com o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). As modalidades apresentadas foram parabadminton, atletismo, tiro com arco e bocha Paralímpica. A formação contou com uma parte teórica e outra prática, com introdução, regras, classificação e vivência da modalidade, dentro do CPB. 

Estavam presentes 50 professores de Educação Física de EMEFs, EMEBS e EMEFMs, bem como Analistas de Informações, Cultura e Desporto de Educação Física dos CEUs, que tiveram a oportunidade de aperfeiçoar sua prática metodológica para poder oferecer mais oportunidades e desenvolver o potencial dos estudantes com deficiência e contribuir para a formação de um ambiente escolar mais inclusivo.

O objetivo do seminário é disseminar as práticas esportivas paralímpicas para os professores ou alunos no cotidiano da sala de aula, contribuindo para a ampliação do repertório cultural desportivo e paradesportivo, de acordo com o eixo temático do Esporte presente no Currículo da Cidade, com base nas orientações contidas no documento de Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva. As modalidades apresentadas foram pensadas para que o paradesporto seja desenvolvido nas mais variadas Unidades Educacionais, que terão a possibilidade de implementar tanto a estrutura, quanto os materiais e acessórios utilizados no ambiente escolar. 

Próximas ações e histórico

Um dos resultados deste tipo de ação é, por exemplo, o Festival de Atletismo Paralímpico das Olimpíadas Estudantis e InterCEUs de 2022, que acontece no dia 21 de setembro, no CPB. O evento esportivo reúne estudantes de escolas municipais de Ensino Fundamental, Médio e Centros Educacionais Unificados (CEUs). As crianças e jovens inscritos poderão competir nas provas de pista, corridas, e em provas de campo, como arremessos e saltos. 

Também já funcionam 4 polos de atletismo paralímpico, que são como pontos de encontro regionais que reúnem alunos com deficiência para a prática de 11 modalidades paradesportivas no CPB. As Unidades Educacionais que funcionam como polos de atendimento atualmente são quatro: as EMEFs Alexandre Gusmão, Fábio da Silva Prado, Irineu Marinho e Júlio César de Melo e Sousa-Malba Tahan.

Nos próximos meses, estão previstas outras formações de professores de Educação Física voltadas para alunos com deficiência física, Síndrome de Down e estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673