Notícias

CEUs retomam as atividades presenciais com atenção aos protocolos sanitários

Com material orientativo produzido pela SME, unidades retomam atendimento à comunidade 

Publicado em: 22/02/2022 11h24 | Atualizado em: 22/02/2022

Garoto usando máscr segura uma bola de futebol na frente de um prédio do CEU. Protocolo Geral para uso dos espaços dos CEUs 

Os Centros Educacionais Unificados (CEU) da cidade estão retomando as suas atividades presenciais e uma série de orientações e protocolos para a utilização dos espaços foram estabelecidas. Entre as principais recomendações estão a apresentação da comprovação de vacinação completa contra a COVID-19, a priorização de atividades ao ar livre e o uso ininterrupto da máscara, higienização frequente das mãos e dos espaços, seguindo as recomendações dos órgãos oficiais da Saúde. 

O funcionamento das unidades e o oferecimento das atividades preveem o contexto pandêmico da Covid-19, o avanço da vacinação e a importância das interações presenciais para a saúde emocional da população. Além das orientações gerais, o documento também especifica como devem ocorrer as atividades relacionadas aos Núcleos de Esporte e Lazer e de Ação Cultural. 

Sobre as atividades físicas, orienta-se que durante as aulas de ginásticas e lutas é obrigatório o uso de máscara facial, cobrindo o nariz e a boca. Os usuários que participam de atividades aquáticas e de esporte coletivo podem ficar sem máscara somente durante a atividade da aula. Para o uso livre do Parque Aquático das unidades o limite máximo de atendimento é de até 50% da capacidade. É obrigatório o uso da máscara facial de forma adequada quando o usuário estiver fora da piscina. 

Para os eventos culturais em ambientes fechados é obrigatória a alternância dos assentos, delimitando-os com as fitas os locais que não poderão ser utilizados, garantindo uma distância mínima de 1,0 (um) metro, entre os espectadores. O limite de atendimento deve seguir uma taxa de ocupação entre 25% e 70%, considerando o público e a equipe técnica, os teatros só poderão funcionar com os sistemas de ventilação e equipamentos de ar-condicionado devidamente higienizados. Artistas e palestrantes programados para se apresentarem nos CEUs que deverão apresentar o documento comprobatório de vacinação completa contra a COVID-19. 

Para as aulas e oficinas artísticas que envolvam contato físico e proximidade entre os participantes, é obrigatório o uso da máscara facial de maneira adequada. Caso haja o compartilhamento dos materiais coletivos, estes devem ser higienizados antes e depois das oficinas, com produto certificado pela ANVISA e eficácia comprovada contra a COVID-19.  

Sobre o uso das bibliotecas é importante que os funcionários realizem a quarentena de material devolvido ou consultado: reservar a estante para acomodar o material devolvido ou consultado, aplicar quarentena de 8 (oito) dias, sinalizando o período. A quarentena dos documentos é o método mais seguro, para se evitar a contaminação.  

O material foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Coordenadoria dos CEUs  visando  orientar as condutas, para toda a  comunidade que trabalha ou faz uso de suas instalações. O material orientativo segue as regras estabelecidas pelas áreas técnicas da Saúde, nos âmbitos federal, estadual e municipal. 

Confira a íntegra da publicação doProtocolo Geral para utilização dos espaços dos CEUs

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673