Notícias

FUNDEB é tema de seminário

Conselho Municipal de Educação São Paulo e Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de São Paulo promovem Seminário sobre o FUNDEB

Publicado em: 04/11/2019 18h12 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem mostra várias pessoas sentadas em cadeiras amarelas participando do seminário sobre a FUNDEB.

 

O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo sediou, no dia 18 de outubro, o Seminário “2020: Fim do FUNDEB? O risco para a educação pública e para os educadores”, discussão de suma importância considerando que o Fundo está garantindo apenas até dezembro de 2020.

Compondo a mesa para o debate, mediada pelo Diretor Presidente da Escola do Parlamento, Alexsandro do Nascimento Santos, estavam Carlos Augusto Abicalil, Diretor Geral de Educação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura; César Callegari, Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada; Idilvan Alencar, Deputado Federal Vice-Presidente da Comissão Especial da PEC 015/15 do FUNDEB e, Olavo Nogueira Filho, Diretor de Políticas Educacionais do Movimento Todos Pela Educação.

O tom da discussão foi dado pelo Coral de crianças e jovens da EMEF Dr. José Dias da Silveira, da DRE Butantã, numa apresentação cultural primorosa.

Os palestrantes trouxeram dados sobre o financiamento da educação no município de São Paulo, a importância da vinculação dos recursos para uma educação pública de qualidade, os riscos para a equidade desejada e garantida hoje, pelo FUNDEB e, os Projetos de Lei que tratam da matéria e encontram-se em tramitação no Senado.

Na plateia estavam profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, representantes dos Conselhos de Educação de Municípios da Região Metropolitana de São Paulo e representantes dos órgãos apoiadores do Seminário: Escola do Parlamento da CMSP, Secretaria Municipal de Educação, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB – CACS FUNDEB, Conselho de Alimentação Escolar – CAE, Conselho de Representantes de Conselhos de Escola – CRECE, Fóruns Municipais de Educação, de Educação Infantil e de Educação Integral para uma Cidade Educadora e Sindicatos da categoria: APROFEM, SEDIN, SINDSEP e SINESP, que voltam para seus locais de atuação para socializar as informações e refletir sobre os riscos e as possibilidades para um FUNDEB permanente.

O FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação é, atualmente, a principal política de financiamento da Educação Básica brasileira. Do total de recursos aplicados pela SME em 2018, o Fundo contribuiu com 33%, sendo importante destacar que os recursos foram utilizados nas despesas com a remuneração dos profissionais da educação na ativa. Especificamente neste item de despesa – folha de pagamento – o FUNDEB compôs com aproximadamente 63% do valor total, contribuindo com R$ 3.905.521.542,24 no ano passado.

O seminário apontou os desafios para a manutenção do Fundo ou sua substituição com aprimoramento, ainda que gradativo, conforme ressalta a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Sueli Mondini: “Esse seminário tem como meta escrever uma carta de São Paulo para envio ao Senado, com a participação de todos que compareceram hoje. O fundo precisa ser permanente, e se não for esse, tem que ter outro no lugar”.

Ainda, conforme o Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal, Prof. Eliseu Gabriel: “O Fundo acaba no ano que vem. Se não for feito nada pelo Ministério, a gente corre o risco de ter uma situação dramática no país sobre essa questão de recursos para as escolas”.

 

Foto: Luiz França – Câmara Municipal de São Paulo, disponível em: https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/permanencia-do-fundeb-e-debatida-em-seminario-na-camara/, acesso em 30/10/2019.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673