Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove a 13ª edição da Final Municipal de Xadrez por equipe

Mais de 1.500 estudantes participam da competição entre os dias 25 e 26, no Clube Círculo Militar de São Paulo

Publicado em: 19/06/2019 15h49 | Atualizado em: 30/11/2020

finalxadrezporequipe_740x430.png

Nos dias 25 e 26 de junho, acontece no Clube Círculo Militar de São Paulo, a 13ª edição da Final Municipal de Xadrez por equipe na Rede Municipal de Ensino.

A competição faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU) e acontece desde o início da década de 90 na cidade. Nela, as equipes de enxadristas com melhores resultados na etapa regional disputam com escolas municipais de outras regiões da cidade. Ao todo, mais de 8 mil estudantes participaram das disputas regionais.

Na etapa municipal, aproximadamente 100 escolas estarão representadas por 260 equipes formadas por mais de 1.500 estudantes enxadristas entre os dois dias.

As disputas nos tabuleiros envolvem cinco categorias: Sub-08 (jogadores entre 7 e 8 anos), Sub-10 (jogadores entre 9 e 10 anos), Sub-12 (jogadores entre 11 e 12 anos), Sub-14 (jogadores entre 13 e 14 anos), Sub-16 (jogadores entre 15 e 16 anos). As equipes são organizadas em dois naipes diferentes: o Absoluto, que é formado por equipes mistas, masculinas e femininas e o Feminino, formado apenas com a participação das meninas.

A abertura da competição acontece no dia 25 de junho, às 10h. Início da 1ª rodada às 10h30.

Confira o cronograma da competição:

Dia 25/06 – Jogam as categorias: Sub – 08 absoluto e feminino, Sub-14 absoluto e feminino e Sub-16 absoluto.

Dia 26/06 – Jogam as categorias: Sub – 10 absoluto e feminino, Sub-12 absoluto e feminino e Sub-16 feminino.

Xadrez por equipe – a modalidade é composta por grupos de seis jogadores: sendo quatro titulares e dois que serão suplentes. Os torneios são realizados em sete rodadas, com controle de tempo de 15 minutos nocaute para cada jogador. Cada Equipe tem um capitão, responsável por resolver qualquer problema durante o Torneio com a arbitragem. O professor poderá realizar substituições utilizando os jogadores suplentes a qualquer rodada.

Programa Jogos de Tabuleiro – Além do Xadrez, que tem origem europeia, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).

Serviço

13ª edição da Final Municipal de Xadrez por equipe

Datas: 25 e 26 de junho

Horário: a partir das 10h

Local: Clube Círculo Militar de São Paulo

Endereço: Rua Abílio Soares, 1.589 – Ibirapuera – SP.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673