Notícias

Secretaria Municipal de Educação prorroga inscrições para o Programa de Especialização Docente

Inscrições poderão ser feitas até 19 de maio

Publicado em: 27/05/2019 17h08 | Atualizado em: 30/11/2020

Programa de Especializacao Docente_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) prorrogou até 19 de maio o prazo para a realização das inscrições no Programa de Especialização Docente (PED). O novo edital deverá ser publicado neste sábado (11). Até o momento foram realizadas 506 inscrições.

A especialização é um programa de pós-graduação lato sensu para a formação de docentes nas áreas de Matemática e Ciências. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico disponibilizado no Portal da SME

O PED Brasil é voltado para professores da Educação Básica em busca de salas de aula mais equitativas. O programa é fruto de uma intensa colaboração entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e centros de pesquisa internacionais.

O Programa é inspirado no Stanford Teacher Education Program – STEP, reconhecido programa de mestrado em formação de professores da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford.

São dois módulos de Especialização: um no ensino de Matemática, voltado a professores de Matemática e professores regentes de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, e o outro no ensino de Ciências. A carga horária é de 432 horas-aula de atividades presenciais, além de 4 horas-aula de mentoria individual a cada professor participante. A demanda estimada de estudos e atividades extraclasse é de 10 horas semanais.

O programa tem início previsto em agosto de 2019 e previsão de conclusão em junho de 2021. Serão ofertadas de 35 a 45 vagas por turma, de acordo com a capacidade física e disponibilidade de cada instituição ofertante.

As aulas presenciais ocorrerão aos sábados, em período integral, conforme calendário determinado por cada instituição ofertante ou as terças e quintas-feiras, semanalmente, no período noturno.

Para candidatar-se é necessário ser titular de cargo efetivo da Classe dos Docentes, da carreira do magistério, detentor dos cargos de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Matemática ou Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Ciências ou Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Além disso, é preciso estar em atuação no ensino fundamental; ser portador de licenciatura plena; estar em efetivo exercício como docente em Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo; não ter sofrido penalidade em procedimento disciplinar nos últimos 5 (cinco) anos e estar distante da aposentadoria a pelo menos 5 (cinco) anos.

Confira as descrições detalhadas do Programa de Especialização Docente.

Acesse a ficha de inscrição.

Após o término do período de inscrições, o Programa de Especialização Docente teve 307 inscrições para educadores dos anos iniciais, com 266 habilitados. De 181 inscritos para a especialização de Matemática, 174 estão habilitados. Já para Ciências, dos 181 inscritos, 174 são habilitados, totalizando 602 candidatos habilitados, dos 660 inscritos.

Clique aqui para acessar a planilha com a classificação preliminar do PED.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
1 2 3 4 1.674