Notícias

Encontro marca debate sobre o Transtorno do Espectro Autista na Secretaria Municipal de Educação

Evento ocorreu por ocasião do Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Publicado em: 02/04/2019 20h44 | Atualizado em: 30/11/2020

evento_autismo 1.jpg

A Secretaria Municipal de Educação recebeu em seu auditório, nessa terça-feira (2), profissionais da educação e da saúde para discutirem sobre as políticas de inclusão da Rede Municipal de Ensino (RME). A data da reunião foi escolhida por ser conhecida como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Presente ao evento, o Secretário de Educação, João Cury, ressaltou a importância de políticas públicas bem formuladas e a participação das pessoas nas mais diversas instâncias de discussão. Segundo ele, “Essa data proporciona um rico momento para discussão do papel do poder público como agente de transformação, e de provocação do processo de inclusão”, comentou Cury.

Silvana Drago, responsável pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME/DIEE) apresentou as políticas de inclusão, o Currículo da Cidade, o funcionamento do atendimento da educação especial e as reflexões necessárias. Segundo ela, na Rede todo o esforço é pela educação inclusiva e todos devem se empenhar.

Para fechar a manhã, a professora Marise Bastos, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano ressaltou que a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar é muito importante, uma vez que a construção da identidade pessoal está na experiência do indivíduo com o mundo.

evento_autismo 3.jpg

Durante as discussões da manhã o público foi composto por participantes do Projeto Rede, parceria entre a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e a Secretaria Municipal de Educação que visa recrutar e treinar as pessoas da comunidade para se tornarem tutores dos alunos com deficiência e auxiliá-los nas atividades de vida escolar, denominados auxiliar de vida escolar (AVE).

No período da tarde quem conduziu a conversa foi a professora mestra Eliana Cunha, que além de especialista em Transtorno do Espectro Autista também tem um filho com TEA. A docente explicou que após 2012 o autismo passou a ser considerado deficiência; ela mostrou as características comportamentais e os comprometimentos da pessoa com TEA e ressaltou que o importante é que as pessoas autistas atinjam seu nível máximo de felicidade, e que professores, familiares e quem convivem com elas, não foquem no desempenho, mas no rebaixamento do nível de sofrimento.

evento_autismo 2.jpg

Silvana Drago finalizou o evento reafirmando que a Secretaria Municipal de Educação sempre pensa em como conciliar o espaço escolar para os mais de 3 mil estudantes com TEA que atende.

No período da tarde, participaram integrantes do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI (A Secretaria conta com 13 CEFAIs, com Professores de Apoio e Acompanhamento a Inclusão, e profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais).

Para saber mais sobre a Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de São Paulo clique aqui.

Para saber mais sobre o Projeto Rede, clique aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
1 2 3 4 1.674