Notícias

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

O projeto é realizado há cinco anos e reuniu 140 educadores em imersão 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 | Atualizado em: 12/05/2026
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Ouro Preto, 2026 (Divulgação: Espaço Kairós)

O Espaço Kairós realiza uma iniciativa contínua de formação que, ao longo dos últimos cinco anos, vem promovendo reflexões sobre ancestralidade, identidade e práticas pedagógicas antirracistas. A mais recente ação foi uma saída pedagógica para Ouro Preto, que reuniu 140 participantes entre gestores, professores, educadores de limpeza e profissionais da cozinha das 28 unidades conveniadas à Secretaria Municipal de Educação. 

O principal objetivo da atividade é aprofundar o entendimento sobre a ancestralidade e contribuir para a construção de um currículo comprometido com a equidade racial. 

“Trabalhar a desconstrução do racismo na sociedade é um dever das instituições de ensino e um direito garantido por lei, sendo parte fundamental da formação cidadã. Nesse contexto, compreender o processo escravagista no Brasil, especialmente em territórios históricos como Ouro Preto, é essencial para reconhecer as raízes das desigualdades e valorizar as contribuições dos povos africanos”, comenta Eduardo Arantes, mantenedor do Espaço Kairós. 

A escolha da cidade de Ouro Preto como cenário da formação está diretamente relacionada à sua relevância histórica. Como um dos principais centros da colonização portuguesa e da exploração do ouro no país, a cidade preserva marcas profundas do trabalho, da resistência e da sabedoria dos povos africanos escravizados. A visita também encerra um percurso formativo que já passou por cidades como Rio de Janeiro, Paraty e Salvador. 

Durante a imersão, os educadores participaram de visitas guiadas passando por importantes pontos históricos, como a Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência, o Largo do Coimbra e o Passo de Antônio Dias. Também fizeram parte do roteiro a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, além da Casa dos Contos e da Mina do Veloso. 

“A experiência foi conduzida de forma pedagógica, com rodas de conversa que relacionaram os acontecimentos históricos às vivências contemporâneas, especialmente no que diz respeito ao impacto do racismo no cotidiano escolar. Questões como apelidos, termos discriminatórios e práticas excludentes foram debatidas com o objetivo de promover conscientização e transformação”, relata Eduardo. 

Os aprendizados da viagem devem se refletir diretamente no cotidiano das unidades. A proposta é revisar práticas pedagógicas sob uma perspectiva antirracista, abrangendo desde músicas, contação de histórias e brincadeiras até o planejamento alimentar e a organização de eventos escolares. A intenção é fortalecer o pertencimento, valorizar as origens e promover a equidade, especialmente para educadores e crianças pretas. 

Como desdobramento, as formações internas, o cardápio e as atividades escolares passam a incorporar um olhar mais atento às questões étnico-raciais, tornando o processo educativo mais significativo e alinhado à diversidade cultural brasileira. 

A iniciativa já é uma prática consolidada no Espaço Kairós e segue como projeto contínuo, reafirmando o compromisso da instituição com uma educação transformadora, que reconhece a história, valoriza a ancestralidade e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Veja o que mais acontece na Rede Municipal.

Veja a galeria de fotos:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
1 2 3 4 1.673