Notícias

Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas

Formação orienta servidores e unidades educacionais sobre o autosserviço na alimentação escolar

Publicado em: 06/02/2026 16h21 | Atualizado em: 06/02/2026

Autesserviço na EMEI Monteiro Lobato, território da DRE Ipiranga

A formação “Autosserviço na Alimentação Escolar” passa, a partir de 2026, a ser ofertada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), da Secretaria Municipal de Gestão. Destina-se principalmente às equipes das Unidades Educacionais. O foco está na compreensão e na análise sobre a melhor forma de distribuição dos alimentos e nas reflexões sobre as práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), para, quando avaliado pertinente, planejar a implementação dessa modalidade nas unidades da Rede Municipal. 

Nas Unidades Educacionais, a alimentação pode ser ofertada por diferentes modelos, sendo o prato pronto o mais utilizado. O autosserviço, também conhecido como self-service, é uma possibilidade a ser avaliada pela comunidade escolar. Ele pode ser implementado em todas as etapas e modalidades de ensino, em formatos como travessas nas mesas ou balcões térmicos, desde que adequados à altura e às condições dos bebês, crianças e estudantes. 

A modalidade foi retomada de forma reestruturada em 2022. Desde então, tornou-se obrigatória a realização do curso online para as unidades interessadas em sua implementação. A formação deve contar com a participação mínima de quatro representantes por Unidade Educacional: gestão, educador, integrante do quadro de apoio e nutricionista RT ou assessor. Essa composição garante o envolvimento dos diferentes segmentos da comunidade escolar no processo. 

O curso aborda a importância de que a adoção do autosserviço esteja inserida no Projeto Político-Pedagógico (PPP). Ele integra um projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) construído de forma coletiva, considerando tempos e espaços das refeições, rotinas, estrutura física, materiais e dinâmicas de distribuição. Também destaca a atuação das equipes nos momentos de alimentação como parte dos processos educativos. 

O conteúdo está alinhado às orientações da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), ao Currículo da Cidade e às Orientações Pedagógicas de Educação Alimentar e Nutricional. O foco está na promoção da autonomia e do autocuidado, bem como na valorização dos aspectos socioculturais da alimentação e da convivência escolar. Além disso, reforça o papel intencional da EAN na implementação do autosserviço, apoiando as(os) estudantes na escolha consciente dos alimentos, no ato de se servir e na ampliação da experimentação dos diferentes preparos e grupos alimentares, para além das preferências individuais. 

 Com carga horária de 8 horas, a formação é ofertada na modalidade EAD autoinstrucional. Ela se destina a diretores, coordenadores pedagógicos, professores, cozinheiros, auxiliares de serviços gerais e nutricionistas da CODAE e RT de empresas terceirizadas ou assessoras. O objetivo é contribuir para a qualificação da política de alimentação escolar.  

Com a migração para a plataforma Moodle da EMASP, o curso passa a contar com validação institucional. Isso amplia o reconhecimento da formação para fins de certificação. A SME informa que os certificados emitidos em plataformas anteriores seguem válidos. 

Clique aqui para se inscrever na formação 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
1 2 3 4 1.674