Notícias

Mudança na entrega do Leve Leite reduz em 36% as reclamações de não recebimento em São Paulo

Nova logística com apoio dos Correios amplia acesso das famílias ao benefício e diminui falhas na distribuição

Publicado em: 14/01/2026 15h58 | Atualizado em: 14/01/2026
Programa Leve Leite Codae

A Prefeitura de São Paulo conseguiu reduzir em 36% o número de reclamações por não recebimento do Programa Leve Leite em quatro anos. Dados do Portal SP156 mostram que as queixas caíram de 19.871 registros em 2021 para 12.621 em 2025, resultado das mudanças no modelo de distribuição e da ampliação das alternativas para que as famílias tenham acesso ao benefício. 

A partir de 2024, a Secretaria Municipal de Educação (SME) passou a adotar um novo fluxo logístico, no qual, após duas tentativas de entrega sem sucesso no endereço informado, as famílias podem retirar o leite em uma agência dos Correios indicada por mensagem de texto (SMS). Atualmente, 115 unidades funcionam como pontos de retirada em diferentes regiões da cidade. 

A mudança buscou responder a um problema recorrente: famílias que, por motivos de trabalho ou ausência momentânea em casa, perdiam a entrega e ficavam sem o benefício. Com o novo modelo, além do aviso prévio da data de distribuição, os responsáveis recebem mensagens com o endereço da agência mais próxima, onde o produto fica disponível para retirada por até sete dias. 

Hoje, o Leve Leite atende aproximadamente 360 mil bebês e crianças na capital. Bebês com menos de um ano recebem a fórmula láctea mensalmente, diretamente nas creches. Para as demais crianças, o leite em pó integral é entregue em casa a cada quatro meses, conforme o cronograma do programa. 

Para a Secretaria Municipal de Educação, a redução das reclamações indica que a política pública se tornou mais eficiente e alinhada à realidade das famílias. “Garantir que o leite chegue à casa das crianças não é apenas uma questão logística, é cuidado. Ajustar o modelo de entrega foi essencial para evitar interrupções no benefício e fortalecer a segurança alimentar”, avalia a coordenadora de Alimentação Escolar, Carolina Bastos. 

Com a entrega do 3º ciclo em andamento, a SME reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados, especialmente endereço e telefone, já que as comunicações são feitas por mensagem de texto. Informações incorretas seguem sendo uma das principais causas de falha na distribuição. 

Além das mudanças na logística, o programa passou a utilizar embalagens biodegradáveis, que reduzem o tempo de decomposição de cerca de 200 anos para até quatro anos. A medida se soma a outras ações de sustentabilidade da Rede Municipal, como o Cardápio Escolar Sustentável, que amplia o repertório alimentar dos estudantes por meio de preparações de base vegetal, além da priorização na oferta de alimentos in natura, minimamente processados e provenientes da agricultura familiar. 

O Programa Leve Leite integra o conjunto de políticas da Prefeitura de São Paulo voltadas à segurança alimentar e à permanência dos estudantes na escola, especialmente em contextos de maior vulnerabilidade social. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
1 2 3 4 1.673