Notícias
Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação
Reconhecimento, melhores condições de trabalho e incentivo ao desenvolvimento marcam a trajetória de quem transforma vidas pela educação
Publicado em: 15/10/2025 12h23 | Atualizado em: 12/11/2025
No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reafirma o compromisso com a valorização de quem faz a educação pública acontecer todos os dias. Nos últimos anos, a rede municipal tem avançado em medidas que fortalecem a carreira, ampliam benefícios e reconhecem o papel essencial dos educadores e de todos os profissionais da Educação.
Desde 2021, o vale-alimentação dos servidores teve aumento de 86%, passando de R$ 360,27 para até R$ 673,06 em 2024. O auxílio-refeição também foi reajustado em 42%, subindo de R$ 19,23 por dia para R$ 28,04 por dia.
Os professores da Rede Municipal de Ensino tiveram o piso salarial reajustado em 44%, passando de R$ 3.837,37 em 2021 para R$ 5.533,09, conforme a Lei nº 18.098, de 26 de março de 2024 — valor 13,6% superior ao piso nacional vigente, de R$ 4.867,77.
A valorização também se reflete na ampliação do quadro de Professores de Atendimento Educacional Especializado (PAEEs), que atuam na inclusão e no apoio pedagógico aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O número de profissionais passou de 391 em dezembro de 2021 para 1.110 em 2025, um crescimento de 183%, ampliando o alcance das ações inclusivas nas escolas da rede.
Outro avanço importante foi a implementação e ampliação da Gratificação por Local de Trabalho (GLT), que reconhece o esforço adicional dos profissionais que atuam em regiões com maior vulnerabilidade social e rotatividade de professores. Essa gratificação reforça o compromisso da SME em valorizar o trabalho em todos os territórios, garantindo equidade e reconhecimento às equipes escolares. Hoje, 530 unidades são contempladas pelo GLT.
Outro destaque é o Prêmio de Desempenho Educacional (PDE), que reconhece o esforço e os resultados alcançados por servidores da SME. Em 2025, o PDE passou a considerar, além da assiduidade e do desempenho coletivo, indicadores de aprendizagem dos estudantes, reforçando o olhar para o impacto pedagógico das ações. O valor do prêmio pode chegar a R$ 7.800 por servidor, pago em duas parcelas — a primeira como antecipação e a segunda até abril de 2026.
Mais do que números, essas conquistas traduzem o reconhecimento e o cuidado com os profissionais que, com dedicação e propósito, transformam a educação pública paulistana e constroem todos os dias uma cidade mais justa e com mais oportunidades.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Publicado em: 18/06/2026 2h01 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Publicado em: 17/06/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação