Notícias

XVII Olimpíadas Estudantis e XIV InterCEUs mobilizam estudantes e professores de todas as regiões da capital paulista

Com modalidades paralímpicas e ampla participação das escolas, iniciativa reforça o papel do esporte na formação cidadã

Publicado em: 05/08/2025 13h23 | Atualizado em: 06/08/2025
Olímpiadas Estudantis E Interceus Mobilizam Milhares De Estudantes Em 12 Modalidades Esportivas

Mais do que um torneio, as XVII Olimpíadas Estudantis e XIV InterCEUs unem escolas, estudantes e educadores de toda a cidade em torno de um propósito comum: estimular a prática esportivas, desenvolver habilidades e cultivar valores como respeito, empatia e trabalho em equipe. A nova edição começou nesta segunda (04) e segue até novembro com competições em todas as regiões da capital paulista.  

Até novembro, a cidade será palco de uma verdadeira celebração da educação pelo esporte em que milhares de estudantes mostrarão seus talentos e dedicação em competições divididas em Fases Regionais, Fases Polo e Finais Municipais. Neste ano serão 12 modalidades esportivas, individuais e coletivas, incluindo Atletismo, Basquete, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Rugby Tag, Tênis de Mesa e Voleibol, além do Festival Paralímpico que contempla 03 modalidades esportivas, sendo Atletismo, Tênis de Mesa e Vôlei Sentado  

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP), e envolve estudantes das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). As etapas regionais são organizadas pelas DICEUs (Divisões de Educação, Cultura e Esporte), garantindo que centenas de escolas tenham a oportunidade de participar ativamente.  

As XVII Olimpíadas Estudantis e XIV InterCEUs se consolidam como campeonatos que vão além da competição. Elas utilizam o esporte como uma ferramenta efetiva para a transformação social e educacional, focando na formação e educação integral do estudante, sempre alinhados ao Currículo da Cidade.  

Os princípios inerentes à prática esportiva como trabalho em equipe, disciplina, foco e superação são incorporados pelos participantes, gerando benefícios que se estendem para além das quadras e campos.  

As equipes e atletas que se destacam nas etapas regionais avançam para as finais, onde as modalidades coletivas, em especial, têm suas grandes decisões. Confira abaixo o calendário das competições: 

Olimpíadas Estudantis 

InterCEUs    

Esporte inclusivo também é destaque 

A partir de setembro, o evento ganha ainda mais significado com o Festival Paralímpico, que traz as modalidades de Atletismo, Voleibol e Tênis de Mesa em suas versões adaptadas. A proposta é valorizar as potencialidades dos estudantes com deficiência física, intelectual, sensorial ou múltipla, promovendo inclusão, protagonismo e pertencimento. 

Durante o Festival, os estudantes vivenciam modalidades paralímpicas a partir de suas potencialidades e especificidades, em consonância com os princípios da Educação Física no Currículo da Cidade: desenvolvimento integral, equidade e inclusão. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
1 2 3 4 1.674