Notícias

Professores Orientadores de Sala de Leitura participam de Formação Inicial

Evento reuniu POSLs ingressantes para discutir a mediação de leitura, a literatura e a organização do trabalho

Publicado em: 28/05/2018 14h26 | Atualizado em: 30/11/2020

prof_sala_leitura_formacao_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo Técnico de Currículo-Sala e Espaço de Leitura (NTC-SAEL), realizou o evento de Formação inicial para Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) ingressantes, nos dias 21 e 22 de maio de 2018. A iniciativa reuniu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação cerca de 180 POSLs que ingressaram na função a partir de março de 2017.

A formação buscou esclarecer as atribuições da função e as especificidades na composição de jornada a partir da legislação e das propostas curriculares vigentes, além de possibilitar aos POSLs iniciantes uma fundamentação teórica básica, a articulação com o Currículo da Cidade e a apresentação de relatos de práticas bem sucedidas de professores que já desenvolvem trabalhos nas salas de leitura e o contato com escritores.

Com oito horas de duração divididas em dois dias, o evento contou com a participação de palestrantes convidados. Celinha Nascimento, que já atuou como formadora da Sala e Espaço de Leitura, conversou com os professores sobre a função humanizadora da literatura e o papel fundamental do POSL como mediador de leitura. A escritora e ilustradora Patrícia Auerbach apontou aspectos importantes a serem considerados no trabalho com a leitura de livros ilustrados e livros de imagens. A escritora Heloísa Pires Lima refletiu sobre as potencialidades da literatura na discussão das questões étnico-raciais. Beth Cardoso, professora universitária na área de Literatura e Crítica Literária e autora de livros infanto-juvenis, abordou a literatura como direito humano e o trabalho com o livro literário na escola. O premiado escritor Cristino Wapichana fez um relato de seu processo criativo e as relações com suas raízes indígenas.

Além dos palestrantes convidados, o evento contou com a participação de professores da Rede Municipal de Ensino (RME). A apresentação cultural ficou a cargo da POSL Cassilene Pomin (DRE Capela do Socorro), que realizou a contação da história da vida de Frida Kahlo. Silvânia Francisca de Jesus (DRE Pirituba/Jaraguá) sintetizou os resultados de sua dissertação de mestrado, que teve como tema a formação de POSLs e as literaturas afro-brasileira e indígena. Já Carlos Barros (DRE São Miguel Paulista) relatou sua trajetória como escritor e indicou aspectos significativos da sua atuação como POSL.

A articulação da Sala e Espaço de Leitura com o Currículo da Cidade foi destacada nas falas de Adriana Carvalho e Cláudia Abrahão, do Núcleo Técnico de Currículo. Nágila Polido e Maria Selma Maia, do Núcleo Sala e Espaço de Leitura, discutiram as especificidades da organização do trabalho dos POSLs a partir do histórico do Programa e da legislação vigente, apresentada no livreto com informações básicas entregue aos ingressantes. Maria Sueli Gonçalves (Suelizinha) e Samir Mustapha, da Academia Estudantil de Letras (AEL), também trouxeram informações importantes sobre o projet AEL, que tem como tema a literatura.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
1 2 3 4 1.673