Notícias

Semana de Alfabetização MOVA-SP têm início em São Paulo

Cerimônia de abertura reuniu cerca de 2 mil pessoas para dialogar sobre a educação de jovens e adultos

Publicado em: 15/09/2025 16h42 | Atualizado em: 16/09/2025
Auditório exibe um palco com um letreiro escrito "MOVA"

A Semana de Alfabetização MOVA-SP teve início nesta segunda-feira (15) em unidades das Diretorias Regionais de Educação (DREs) da capital. A abertura oficial ocorreu no sábado (13), na Expo Barra Funda, reunindo mais de 2 mil pessoas, entre representantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), coordenadoras, educadoras e estudantes do MOVA, a secretária executiva pedagógica, Maria Sílvia Bacila, além de equipes das DREs e da Coordenadoria Pedagógica (COPED). 

A edição deste ano tem como tema “Alfabetização que cuida, liberta, reconhece os saberes, dá visibilidade aos educandos”, definido de forma colaborativa com representantes das unidades e das Diretorias Regionais de Educação. É uma questão que reflete a busca por uma educação que dialoga com as experiências de vida, com os saberes comunitários, culturais e do mundo do trabalho de cada educando. 

O evento destacou a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na garantia do direito à educação de jovens e adultos em São Paulo. “Nosso compromisso é assegurar que cada pessoa tenha a oportunidade de aprender, se desenvolver e conquistar novas perspectivas, independentemente da idade. A educação abre portas e reafirma a dignidade de cada cidadão”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. 

O MOVA (Movimentos de Alfabetização de Jovens e Adultos) é uma iniciativa da SME voltada ao processo de alfabetização por meio de unidades parceiras das Organizações da Sociedade Civil espalhadas pela cidade. As matrículas podem ser feitas durante todo o ano, diretamente nas Unidades Educacionais, por todos que desejam iniciar, dar continuidade ou concluir o Ensino Fundamental. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três pessoas sentadas em cadeiras em um palco. Duas adolescentes, uma com roupas pretas e outra com um colete laranja. Ao lado, um homem com camiseta azul.

Estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas

Publicado em: 04/12/2024 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Gentileza Emei Ayrton Senna Da Silva

Crianças da EMEI Ayrton Senna realizam caminhada da gentileza

Publicado em: 04/12/2024 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora sentada em uma cadeirinha segurando um livro e a sua frente crianças sentadas em tapetinhos. Eles estão em uma área externa gramada com uma quadra ao fundo.

Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024

Publicado em: 04/12/2024 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Transparência e Boas Práticas De Gestão
Classificacao 825x470
1 191 192 193 194 195 1.674