Notícias
Educação Ambiental revoluciona arredores da EMEF Sebastião Francisco – O Negro
Iniciativa promoveu conscientização ambiental de estudantes e comunidade
Publicado em: 25/03/2019 16h36 | Atualizado em: 30/11/2020
foto @thatacanhete
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sebastião Francisco – O Negro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, zona leste de São Paulo, tinha um ponto de descarte inadequado de lixo e entulho em sua calçada. A fim de mudar essa realidade, a professora de Ciências, Janaína da Silva Coelho, encabeçou um projeto denominado “Vamos jogar limpo? O entorno escolar e o caminho para aprender juntos”.
A iniciativa propôs diversas atividades para promover a conscientização de estudantes e da comunidade com o objetivo de eliminar a prática do descarte incorreto de lixo. O primeiro passo desse projeto, que iniciou em 2017, foi reunir os cerca de 20 alunos do 6º ao 9º ano que integravam a turma de Educação Ambiental para caminhar pela calçada do quarteirão da escola e identificar os problemas. Após essa atividade diagnóstica, eles concluíram que os espaços deveriam ser limpos e fizeram reuniões para refletir e pensar em soluções.
O projeto criou novas ramificações e, paralelamente ao desenrolar das atividades com os alunos, outros professores se engajaram e foram cobrar ações do poder público. Eles tomaram conhecimento da Lei 14.492/07, que “estabelece a área escolar de segurança como espaço de prioridade especial do Poder Público Municipal” e reivindicaram algumas intervenções. Conseguiram a instalação de placas de proibição de jogar lixo na calçada da escola.
A ocasião também foi uma oportunidade de criar laços com a vizinhança, uma vez que somente as placas não seriam suficientes para conter o descarte inadequado. Novamente, Janaína e seus alunos saíram para além dos muros da escola e foram, de casa em casa, conversar com os vizinhos para conscientizá-los sobre os problemas causados pelo descarte incorreto de lixo.
No ano de 2018, a escola fez uma parceria com o programa Imagina C, projeto da socióloga paulista Nayana Brettas, e promoveu diversas intervenções na calçada, como pintura e plantio de mudas. A escola também reformou sua lixeira e faz a separação dos recicláveis para entregar aos catadores da região.
Neste ano de 2019, a professora Janaína pretende ampliar a parceria com a comunidade, uma vez que o projeto é permanente e a conversa com a vizinhança deve ser constante. A EMEF também pretende estabelecer parceria com o Centro de Educação Infantil (CEI) Indireta Maria Luiza Americano e está sendo planejada uma oficina de lambe-lambe para revitalizar os muros da escola. “O projeto resgatou o orgulho das crianças pela escola que elas estudam”, conta a professora.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Prefeitura lança nesta quarta (11) Programas de Prevenção às Drogas na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 09/12/2024 9h36 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Imprensa Jovem da Rede Municipal visitam boxes e cobrem treinos Fórmula E
Publicado em: 06/12/2024 6h45 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo recebe ouro no Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024
Publicado em: 06/12/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação
SGM oferece curso de capacitação para profissionais da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 06/12/2024 4h40 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Educação de São Paulo acompanham os bastidores do Moto1000GP no Autódromo de Interlagos
Publicado em: 06/12/2024 4h31 - em Secretaria Municipal de Educação