Notícias

Educadores da Rede Municipal participam de formação para pensar em novas estratégias de aprendizagem dos estudantes

Ação formativa contou com a presença do poeta Sérgio Vaz, que num bate papo descontraído e agradável, citou suas produções e a realidade de crianças e jovens das periferias de São Paulo

Publicado em: 21/02/2020 19h17 | Atualizado em: 30/11/2020
Poeta Sergio Vaz no palco do III Seminário de Recuperação de Aprendizagens

O III Seminário de Recuperação de Aprendizagens: a participação e o acompanhamento dos estudantes, ocorrido no último dia 20, foi um convite especial feito aos professores do Projeto de Apoio Pedagógico (PAP), coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação a refletirem sobre a frequência dos estudantes nas aulas do PAP.

Esse evento legitimou o compromisso da Rede Municipal com a aprendizagem dos estudantes e revelou a importância de nossas ações estarem integradas. Foi uma oportunidade de conhecer e pensar estratégias para a permanência dos estudantes do Projeto de Apoio Pedagógico.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação de voz e violão das crianças e adolescentes da EMEF João Domingues, pertencente à Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé. Em seguida as palestras das professoras Glaucia Torres Franco Novaes e Elba Siqueira de Sá Barreto, ambas da Fundação Carlos Chagas, trouxeram uma importante reflexão acerca da frequência dos estudantes do PAP e evidências sobre a organização dos ciclos de aprendizagem.

O evento também foi abrilhantado pelo poeta Sérgio Vaz, que num bate papo descontraído e agradável, citou suas produções e a realidade de crianças e jovens das periferias de São Paulo.

Por fim, o Duo Cordaro, dueto de voz e violão, encerrou o período da manhã, rememorando canções da música popular brasileira. À tarde foram desenvolvidas oficinas e palestras organizadas e ministradas pelos formadores das DIPEDs atuantes no Projeto.

Esse evento foi mais uma oportunidade de intensa troca, fortalecimento das experiências e momento de estudos sobre os pressupostos do Currículo da Cidade, o que ratifica a participação e o comprometimento dos formadores de PAP e demais profissionais da rede em fazer com que todas essas ações reverberem nas aprendizagens dos estudantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

1 17 18 19 20 21 1.543