Notícias

Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais 

Os profissionais serão formados para promover alimentação saudável e consciente nas unidades 

Publicado em: 06/03/2026 10h00 | Atualizado em: 10/03/2026
crianças recebendo prato de comida de cozinheira

Desde o início da semana (03/03), cozinheiros das escolas municipais estão se reunindo na Faculdade de Saúde Pública da USP, para realizar o trabalho de formação do programa “Cozinhas e Infâncias”, em uma parceria entre o Instituto Comida e Cultura, a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), reforçando práticas da educação alimentar nas unidades educacionais.

A proposta articula momentos teóricos e práticos, com oficinas presenciais e atividades a distância que abordam alimentação, cultura e práticas culinárias como estratégias pedagógicas. As aulas práticas ocorrem no Laboratório e Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Neste ano, a formação contempla os(as) cozinheiros(as) das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs, sendo um(a) profissional por unidade. Os participantes estão organizados em turmas ao longo do ano; neste semestre, serão sete turmas, com média de 30 integrantes. 

Desde 2023, o curso formou 546 professores e professoras da Educação Infantil, 390 professores e professoras da Ensino Fundamental e 522 cozinheiros e cozinheiras de unidades da Educação Infantil. 

A formação tem o objetivo de promover a qualificação contínua dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para o fortalecimento da educação alimentar e nutricional nas escolas alinhada ao Currículo da Cidade. 

Ao longo dos encontros, os participantes vivenciam práticas culinárias, estudos sobre cultura alimentar brasileira, saberes de povos originários, afro-brasileiros e migrantes, além de reflexões sobre sustentabilidade e sistemas alimentares.

A iniciativa parte do entendimento de que a alimentação adequada e saudável é direito garantido pela Constituição, e da alimentação escolar como elemento fundamental para a promoção da saúde, da aprendizagem e do bem-estar dos estudantes conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar. No contexto educacional, a alimentação ultrapassa a dimensão nutricional, envolvendo aspectos culturais, afetivos, sociais e cognitivos que contribuem para aprendizagem e o desenvolvimento integral. 

Conheça as ações da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
1 17 18 19 20 21 1.673