Notícias
Estudantes realizam TCA sobre a valorização da mulher negra
Alunas da EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin abordam a importância da representatividade e reconhecimento da mulher negra
Publicado em: 04/09/2018 15h49 | Atualizado em: 30/11/2020
As alunas Camila Vitória, Pamela Gabriele, Cinthya Karolayne e Tatielly Camilly, da EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin são as responsáveis pelo desenvolvimento do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) “Mulheres Negras: menos racismo, mais valorização”, um estudo sobre a necessidade de enaltecer a mulher negra em nossa sociedade e de escutar suas vozes, muitas vezes, silenciadas.
Camila diz que a ideia do projeto surgiu ao observar a necessidade de valorizar e reconhecer as mulheres negras não só pelo que elas representam, como também pelo que elas são. Por meio de depoimentos e entrevistas, as alunas constroem narrativas baseadas nas vivências dessas mulheres e dão um rosto a essas vozes, humanizando as personagens como forma de valorizá-las. Quando questionada sobre como essa experiência vai influenciar a vida das estudantes de forma pessoal, Camila responde que esse trabalho “é importante para aprendermos que as mulheres negras, como todas as mulheres, devem ser valorizadas e reconhecidas”.
A professora Jéssica Oliveira é a responsável por auxiliar as alunas no desenvolvimento do projeto. Ela ressalta que, desde o início do TCA, as meninas passaram a perceber melhor certos incômodos que alunas negras sofriam no ambiente escolar e que o projeto trouxe a elas a consciência de que poderiam evidenciar a importância da identidade de cada uma dessas mulheres e garotas para, assim, fortalecer a autoestima delas.
O diretor da EMEF, Kléber William, reforça o discurso da professora e se diz feliz em proporcionar a possibilidade de trazer essa discussão para dentro da sala de aula e do ambiente escolar. “Eu, como diretor, tenho o dever de fomentar essa discussão na escola e colaborar para que os professores escutem os seus alunos”, diz Kléber.

As quatro alunas, a professora e o diretor visitaram no dia 13 de setembro a SME com o objetivo de fazer uma entrevista com a diretora da Divisão de Normatização e Orientação Técnica da Coordenadoria de Gestão e Organização Educacional (COGED), Silvia Maria da Silva e a coordenadora do Núcleo Étnico-Racial, Vera Lúcia devido suas experiências, vivências e lutas em prol de uma sociedade justa, combatendo o racismo e o machismo.. Também participou da conversa o Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider.
A coordenadora do Núcleo Étnico-Racial aponta a importância dessa discussão no ambiente educacional. “Quando você percebe que essa temática começa a atravessar as escolas por meio dos alunos, observa um dado muito importante que é a mudança de valor, pois é importante que se valorize a mulher, é importante que se valorize a criança. Isso é um processo formativo”, observa Vera, dizendo ser fundamental, para a cidadania da criança, discutir e estar em contato com esse tema, até mesmo como forma de preservar a democracia e o respeito com o outro.
A diretora da Divisão de Normatização e Orientação Técnica aproveita o tópico para relembrar que esse é um tema a ser refletido por toda a rede, iniciando na Educação Infantil como parte do currículo educacional. Sílvia ainda destaca a forma com que as alunas trabalham o tema, valorizando o reconhecimento, acima de tudo, e deixando evidente que a responsabilidade pela valorização da mulher negra é de toda a sociedade. “Essa visita nos trouxe um sentimento: esperança”, finaliza a diretora.
Exposição – No dia 14 de setembro, quinta-feira, os alunos dos 8ºs anos realizaram uma exposição para os estudantes dos 6ºs anos onde foram exibidas biografias de mulheres negras influentes no Brasil e no mundo em diversas áreas, como artes, política e educação.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Recreio nas Férias começou para quase 50 mil crianças com diversão e cultura em 130 polos na capital paulista
Publicado em: 06/01/2025 3h37 - em Secretaria Municipal de Educação
Material e Uniforme: Prefeitura de São Paulo libera crédito no dia 02 de janeiro para os estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 26/12/2024 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro
Publicado em: 26/12/2024 12h33 - em Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Publicado em: 20/12/2024 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Publicado em: 20/12/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação