Notícias

SME promove Semana da Conectividade para avaliar qualidade da internet nas escolas municipais

Escolas precisam instalar software que permitirá conhecer realidade da internet nas escolas; resultados vão contribuir com futuros projetos de melhoria na área

Publicado em: 02/03/2022 16h41 | Atualizado em: 02/03/2022

Fotografia de uma menina usando um computador A Secretaria Municipal de Educação promove entre esta quarta-feira (2) e sexta-feira (4) a Semana da Conectividade, em parceria com a Fundação Lemann, para avaliar a qualidade da conexão da internet nas escolas da rede municipal. A melhoria de acesso à internet foi uma das reivindicações solicitadas durante o período de Escuta Ativa, realizado entre os servidores, no ano passado.

Nesta semana, as escolas deverão instalar um aplicativo simples em uma das máquinas de uso pedagógico que vai verificar os parâmetros da conexão. Dessa forma, será possível verificar se a operadora dos serviços está cumprindo o que prevê o contrato.

O medidor permitirá, ainda, que a SME conheça a realidade da conectividade disponível hoje nas unidades educacionais e possa planejar e desenvolver projetos de melhoria do acesso dos estudantes e educadores à rede. Ampliando, desta forma, as possibilidades do uso pedagógico da rede tanto para as situações pedagógicas durante as aulas quanto para os registros do processo de ensino e aprendizagem realizado pelos educadores.

O software vai registrar, de quatro em quatro horas, um retrato da conectividade com a situação da internet naquele momento, permitindo relatórios com informações sobre sua velocidade da internet, analisando se é suficiente para atender os projetos pedagógicos da escola. Também será possível mensurar o consumo de cada escola, e saber em quais momentos a internet é mais utilizada.

A iniciativa já funciona num projeto piloto nas escolas da Diretoria Regional de Educação de São Mateus. O objetivo é alcançar os estabelecimentos das 13 Diretorias Regionais.

Tecnologia na aprendizagem

A SME vem investindo no uso de tecnologia para o auxílio nas aprendizagens dos estudantes, como a aquisição de 465 mil tablets aos estudantes de 540 escolas de ensino fundamental, e mais 40 mil para estudantes da educação infantil praticarem atividades em salas de aula e nos laboratórios. Também foram distribuídos nas unidades educacionais, 48 mil notebooks direcionados aos professores.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 16 17 18 19 20 1.673