Notícias

Mulheres e o direito às atividades físicas e esportivas é tema de ciclo de palestras no Março Mulher

Encerramento será com evento no CEU Meninos; confira o restante da programação

Publicado em: 25/02/2022 10h06 | Atualizado em: 25/02/2022
imagem ilustrativa do Ciclo De Palestras Mulheres E Esporte

Durante as quintas-feiras do mês de março, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo vai transmitir a série de palestras online  “A atividade física e esportiva para as mulheres: do direito ao acesso”. A ação tem a intenção de quebrar estereótipos, estimular o acesso às atividades nos Centros Educacionais Unificados e a compreensão de que exercitar-se é um direito de todos, independente da classe social ou gênero.

No dia 3, às 17 horas, ocorrerá a abertura do ciclo. O tema do encontro é “A criança e o direito de brincar muito além do gênero”. No decorrer do mês, as especialistas também tratarão de temáticas voltadas para mulheres adolescentes, adultas e idosas.

O fechamento ocorrerá no dia 31, às 17 horas, com a palestra “A mulher e o esporte nos CEUs de São Paulo: roda de conversa”. Analistas de Informação, Cultura e Desporto – Educação Física que atuam nos CEUs falarão a respeito das modalidades esportivas que desenvolvem com as mulheres nos diversos territórios e com diferentes faixas etárias. 

O ciclo de palestras é promovido pela Divisão de Esportes (DIESP) da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) da SME. A programação será transmitida pelo canal do Youtube EducaPrefSP e poderão ser acompanhadas por qualquer pessoa interessada.

Confira a programação das palestras: 

 

03/03 – 17h

A criança e o direito de brincar muito além do gênero

Palestrante: Vivian Viegas

Mediadora: Valéria Gil

Temas relacionados: importância do brincar, direito ao brincar, diferenciação entre gênero, sexo biológico e orientação sexual, respeito à infância e o direito de escolha.

Clique para assistir no Youtube.

 

10/03 – 11h  

A adolescente e a atividade física: quebra de estereótipos e incentivo à prática

Palestrante: Jane Moura

Mediadora: Valéria Gil

Temas relacionados: causas e consequências do sedentarismo da mulher adolescente; estratégias e possibilidades para o incentivo à prática de atividade física e esportiva; histórias de conquistas e sucesso.

Clique para assistir no YouTube 

 

17/03 – 17h 

A mulher adulta e a atividade física: o direito à prática e sua verdadeira possibilidade

Palestrante: Simone Camargo Rocha

Mediadora: Fabiana Gouvêa

Temas relacionados: empoderamento, direito à atividade física e esportiva, mulher adulta na condição de educadora e esporte como qualidade de vida. 

Clique para assistir no YouTube

 

24/03 – 17h 

A mulher da terceira idade e a atividade física: novas possibilidades e conceitos

Palestrante: Márcia Dantas

Mediadora: Fabiana Gouvêa

Temas relacionados: inserção e possibilidades da prática de atividade física e esportiva da mulher idosa e o papel da mulher dentro do esporte como fator de transformação social.

Clique para assistir no YouTube

 

31/03 –  17h

A mulher e o esporte nos CEUs de São Paulo: roda de conversa

Palestrantes:

Elisangela Maria Adriano – CEU Meninos 

Karine da Silva Sales – CEU Alvarenga

Tania Cristina Alves Rodrigues – CEU Parque Veredas

Deborah de Barros Gualiato – CEU Azul da Cor do Mar

Mediadoras: Fabiana Gouvêa e Valéria Gil

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (2)

Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade

Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Amigo Peito (1)

SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026 

Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 16 17 18 19 20 1.674