Notícias

Prefeitura anuncia retomada de obras em 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs)

Obras foram interrompidas em 2016; Iniciativa contará com aporte de R$ 456 milhões da administração municipal

Publicado em: 10/10/2018 15h11 | Atualizado em: 04/05/2021

NOVOS_CEUS_740X430.jpg

Por Secretaria Especial de Comunicação

O
prefeito Bruno Covas e o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, anunciaram nesta terça-feira (9) a retomada das obras em 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs). Os trabalhos, que foram interrompidos em 2016, têm previsão de entrega para 2020.

“O que vemos aqui hoje é o desperdício do recurso público, porque não há pior obra que a obra parada. Talvez essa não fosse a nossa prioridade, pelo número de crianças que aguardam uma vaga em creche na cidade, mas pior ainda seria abandonar essas obras, só porque elas foram iniciadas na gestão anterior. Esta é uma obra do povo de São Paulo, que paga os seus impostos, que recolhe seus tributos e que antes de ver iniciada uma obra nova quer ver terminado aquilo que foi iniciado”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

A iniciativa contará com investimentos de R$ 456 milhões da
Prefeitura de São Paulo, sendo R$ 60 milhões para 2018 e o restante para 2019 e 2020. Os novos equipamentos, em regiões periféricas da cidade, devem atender mais de 8 mil alunos.

Para o secretário Alexandre Schneider, a retomada das obras só foi possível graças ao uso racional dos recursos públicos. “Nossa prioridade foi investir em creches nas regiões com maior demanda”, explica.

As obras foram interrompidas ainda em estágio inicial ou com, no máximo, um terço do total concluído, e deverão ser retomadas nos próximos dias nas unidades José Bonifácio/São Pedro, São Miguel, Clube Escola Freguesia do Ó, Parque Novo Mundo, Cidade Tiradentes, Tremembé/Jardim Joamar, Carrão/Tatuapé, José de Anchieta, Taipas, Pinheirinho D’ água, Clube Escola Vila Alpina e Parque do Carmo.

A análise das obras paradas e a elaboração do cronograma de retomada foram feitas em conjunto com a
Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

Na medida em que etapas das obras forem sendo concluídas – como creches e quadras, por exemplo – os espaços serão entregues à população. Isso porque, na opinião do secretário Schneider, “não faz sentido a comunidade utilizar os equipamentos somente depois de inaugurados.”

Atualmente, a
Rede Municipal de Ensino conta com 46 CEUs em funcionamento. Os centros dispõem de escolas integradas com equipamentos esportivos (quadras e piscinas) e culturais (teatro e cinema) que, juntos, recebem em média 115 mil visitantes por ano, além de contar com mais de 77 mil alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

Status das obras:
José Bonifácio/São Pedro – 30% executado

São Miguel – 29% executado
Clube Escola Freguesia do Ó – 38% executado
Parque Novo Mundo – 31% executado

Cidade Tiradentes – 6% executado

Tremembé/Jardim Joamar – 1% executado

Carrão/Tatuapé – 28% executado

José de Anchieta – 36% executado

Taipas – 9% executado

Pinheirinho D’ água – 8% executado

Clube Escola Vila Alpina – 39% executado

Parque do Carmo – 39% executado

Veja mais imagens 
clicando aqui. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (2)

Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade

Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Amigo Peito (1)

SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026 

Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 16 17 18 19 20 1.674