Notícias

Professores Orientadores de Sala de Leitura participam de Formação Inicial

Evento reuniu POSLs ingressantes para discutir a mediação de leitura, a literatura e a organização do trabalho

Publicado em: 28/05/2018 14h26 | Atualizado em: 30/11/2020

prof_sala_leitura_formacao_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo Técnico de Currículo-Sala e Espaço de Leitura (NTC-SAEL), realizou o evento de Formação inicial para Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) ingressantes, nos dias 21 e 22 de maio de 2018. A iniciativa reuniu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação cerca de 180 POSLs que ingressaram na função a partir de março de 2017.

A formação buscou esclarecer as atribuições da função e as especificidades na composição de jornada a partir da legislação e das propostas curriculares vigentes, além de possibilitar aos POSLs iniciantes uma fundamentação teórica básica, a articulação com o Currículo da Cidade e a apresentação de relatos de práticas bem sucedidas de professores que já desenvolvem trabalhos nas salas de leitura e o contato com escritores.

Com oito horas de duração divididas em dois dias, o evento contou com a participação de palestrantes convidados. Celinha Nascimento, que já atuou como formadora da Sala e Espaço de Leitura, conversou com os professores sobre a função humanizadora da literatura e o papel fundamental do POSL como mediador de leitura. A escritora e ilustradora Patrícia Auerbach apontou aspectos importantes a serem considerados no trabalho com a leitura de livros ilustrados e livros de imagens. A escritora Heloísa Pires Lima refletiu sobre as potencialidades da literatura na discussão das questões étnico-raciais. Beth Cardoso, professora universitária na área de Literatura e Crítica Literária e autora de livros infanto-juvenis, abordou a literatura como direito humano e o trabalho com o livro literário na escola. O premiado escritor Cristino Wapichana fez um relato de seu processo criativo e as relações com suas raízes indígenas.

Além dos palestrantes convidados, o evento contou com a participação de professores da Rede Municipal de Ensino (RME). A apresentação cultural ficou a cargo da POSL Cassilene Pomin (DRE Capela do Socorro), que realizou a contação da história da vida de Frida Kahlo. Silvânia Francisca de Jesus (DRE Pirituba/Jaraguá) sintetizou os resultados de sua dissertação de mestrado, que teve como tema a formação de POSLs e as literaturas afro-brasileira e indígena. Já Carlos Barros (DRE São Miguel Paulista) relatou sua trajetória como escritor e indicou aspectos significativos da sua atuação como POSL.

A articulação da Sala e Espaço de Leitura com o Currículo da Cidade foi destacada nas falas de Adriana Carvalho e Cláudia Abrahão, do Núcleo Técnico de Currículo. Nágila Polido e Maria Selma Maia, do Núcleo Sala e Espaço de Leitura, discutiram as especificidades da organização do trabalho dos POSLs a partir do histórico do Programa e da legislação vigente, apresentada no livreto com informações básicas entregue aos ingressantes. Maria Sueli Gonçalves (Suelizinha) e Samir Mustapha, da Academia Estudantil de Letras (AEL), também trouxeram informações importantes sobre o projet AEL, que tem como tema a literatura.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 16 17 18 19 20 1.673