Notícias

Formação para gestores das unidades parceiras da Educação Infantil

Iniciativa visa apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil

Publicado em: 01/03/2019 18h24 | Atualizado em: 30/11/2020

formacao gestores Ed Infantil_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a Comunidade Educativa – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CE – CEDAC), promoverá processo formativo dos membros das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e gestores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros, com o objetivo de incidir na melhoria da qualidade da educação infantil na capital paulista.

O projeto abrange aproximadamente 2 mil CEIs e busca apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil. O contrato foi assinado em dezembro de 2018 e se estende por dois anos (2019 e 2020).

Participam da formação com a CE CEDAC a equipe técnica da Divisão da Educação Infantil (DIEI) da SME, membros das 13 DREs: supervisores e formadores das divisões pedagógicas (DIPEDs), Diretores e Coordenadores dos CEIs das unidades parceiras.

A formação com os gestores das unidades começa em março deste ano. Porém, desde dezembro de 2018 a equipe de coordenação da CE CEDAC está visitando cada DRE para compartilhar a proposta com os supervisores e gestores das unidades educacionais e tem liderado uma intensa programação de estudos e planejamento com as formadoras.

“Além do desafio do tamanho desse projeto em números, temos outro ainda maior, que é considerar toda a trajetória de formação que esses educadores já trilharam e trabalhar de forma articulada com a DIPED de modo que possamos realizar ações complementares e articuladas, com vistas a assegurar os mesmos direitos de aprendizagem a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil paulistana”, afirma a coordenadora do projeto na CE CEDAC, Gisele Goller.

A metodologia de formação pressupõe uma atuação sistêmica: diretores participam da formação e realizam reuniões de estudo e planejamento nas suas unidades, além de ações com as famílias. Os coordenadores pedagógicos têm formação específica, em momentos separados dos diretores, para atuarem como formadores dos professores que atuam diretamente com as crianças. Todas as ações são registradas visando à análise reflexiva da prática segundo o princípio da ação-reflexão-ação.

No total, são 3.856 profissionais de equipes gestoras e 23.860 professoras de 1.928 CEIs parceiros. “Procuramos, com esta ação equitativa, qualificar os fazeres docentes para que os bebês e crianças de nossa Rede tenham vivências qualificadas, independente de estarem matriculadas nas Unidades Diretas ou Parceiras”, comemora Cristiano Rogério de Alcântara, o Diretor da Divisão de Educação Infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo em tom pastel nude e uma composição de imagens de 10 artistas que se apresentarão no #Valeu Professor de 17 a 21 de outubro.

CEUs recebem shows musicais em comemoração ao Dia do Professor

Publicado em: 14/10/2022 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças do CEI sensibilizam comunidade ao coletar lixo descartado na rua

Crianças do CEI sensibilizam comunidade ao coletar lixo descartado na rua

Publicado em: 14/10/2022 2h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma arquibancada com muitas crianças e pessoas adultas na quadra dentro de um ônibus feito de papelão.

SME oferece curso sobre prevenção ao trabalho escravo em parceria com a ONG Repórter Brasil

Publicado em: 14/10/2022 10h58 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de 3 crianças com pás, mexendo na terra

SME lança Revista magistério Infâncias Conectadas III

Publicado em: 13/10/2022 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudantes adolescentes posando com o livro Antologia de Contos em mãos

Entrega de exemplares da Antologia de Contos do Ensino Fundamental – 2021 / 22

Publicado em: 13/10/2022 2h16 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 176 177 178 179 180 1.465