Notícias
Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal
Investimento de quase R$ 30 milhões visa promover a saúde visual e melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes.
Publicado em: 19/02/2024 17h17 | Atualizado em: 19/02/2024
A Prefeitura de São Paulo retomou, nesta segunda (19), as ações do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, que visa avaliar a saúde ocular de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com um investimento de quase R$ 30 milhões, o programa tem como objetivo promover a melhoria do desempenho escolar, ao oferecer atendimento oftalmológico gratuito, incluindo óculos, atendimento hospitalar e cirurgia, das crianças e adolescentes que necessitarem.
As primeiras ações de 2024 ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coelho Neto e na EMEF Vinícius de Moraes, situadas na Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus. No atendimento, os estudantes passam por exames para avaliação de sua saúde ocular, e aqueles que apresentarem estrabismo ou outras patologias oculares, serão encaminhados para Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento especializado.
A ação das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, é viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Suel Abujamra e conta com uma equipe especializada composta por três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico, responsáveis pela triagem oftalmológica dos estudantes.
As crianças e adolescentes que receberem prescrição de óculos serão auxiliados por um técnico de óptica na escolha da armação e na realização das medidas necessárias para sua confecção. No momento da entrega, as armações serão adaptadas ao rosto de cada aluno, garantindo conforto e qualidade visual.
O Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia tem como objetivo principal evitar o diagnóstico oftalmológico tardio, reduzindo a evasão escolar e contribuindo para a melhoria do aprendizado dos estudantes.
No primeiro semestre de 2024 o atendimento foi retomado em seis Unidades Educacionais simultaneamente. Sendo elas: EMEF Moisés Elias de Souza, Tenente; EMEF Vicente de Paulo Dale Coutinho, da DRE Pirituba; EMEF Marechal Deodoro da Fonseca e EMEF Maria Antonieta D’Alkimin, da DRE Butantã, e EMEF Coelho Neto e EMEF Vinicius de Moraes, da DRE São Mateus.
Em 2023 o atendimento foi iniciado na EMEF Eliane Benutte Lessa Ayres Gonçalves, na DRE Pirituba, e na EMEF Marechal Deodoro da Fonseca, da DRE Butantã.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Programa Material e Uniforme da Secretaria Municipal de Educação já soma mais de R$ 563 milhões em vendas neste ano
Publicado em: 07/03/2025 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU EMEF Paraisópolis encerra semana especial cultural com desfile à fantasia e muita música
Publicado em: 28/02/2025 7h02 - em Secretaria Municipal de Educação
Março Mulher 2025 destaca o papel do Esporte Educacional na garantia das aprendizagens das meninas
Publicado em: 28/02/2025 5h12 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs de São Paulo terão programação especial durante o feriado de Carnaval
Publicado em: 27/02/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação lança os Guias de Potenciais Educativos dos Territórios em Parceria com Itaú Social
Publicado em: 27/02/2025 11h21 - em Secretaria Municipal de Educação