Notícias

SME lança curso inédito que une Educomunicação e Educação Inclusiva 

Iniciativa conta com a colaboração de pesquisadores do programa de pós-graduação em educação inclusiva da UNIFESP; inscrições online a partir de 24 de setembro, às 12h

Publicado em: 19/09/2025 9h00 | Atualizado em: 19/09/2025
Educomunicação Inclusiva. Fotografia de uma turma de estudantes e sua professora posando para a foto. na frente um grupo de estudantes de colete laranja do Imprensa Jovem.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo anuncia o lançamento do curso “Educomunicação para todos: práticas inclusivas para a acessibilidade comunicativa”, que acontecerá de 2 de outubro a 6 de novembro. A iniciativa representa um marco na educação paulistana ao integrar, pela primeira vez, a Educomunicação e a Educação Especial em uma proposta de formação inovadora para educadores da Rede Municipal. 

A ação terá a colaboração de pesquisadores do programa de pós-graduação em educação inclusiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Uma parceria entre Rede Municipal e universidade pública em um modelo de articulação entre prática pedagógica e pesquisa acadêmica. 

As inscrições online começam a partir de 24 de setembro, às 12h. Para acessar o formulário é preciso estar logado com o e-mail institucional, aquele com @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br. O curso possui 50 vagas, terá carga horária de 32 horas, sendo 10 horas síncronas, 20 horas a distância e 2 horas presenciais. Será priorizada a inscrição de um servidor por unidade educacional.

O curso de Educomunicação Inclusiva abordará temas fundamentais como a desconstrução de paradigmas capacitistas na linguagem educacional, a implementação dos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) na produção midiática escolar e o desenvolvimento de competências técnicas em recursos de acessibilidade comunicacional.

Além disso, oferecerá a experiência imersiva de visita ao Museu da Inclusão, no Memorial da América Latina. Esta vivência sensorial permitirá aos educadores experimentarem diferentes formas de acessibilidade e refletirem sobre barreiras arquitetônicas e comunicacionais. 

A formação contempla ainda o desenvolvimento de projetos educomunicativos alinhados ao Currículo da Cidade, com foco na produção de conteúdo midiático direcionado à sensibilização e promoção da inclusão de todas as pessoas no contexto escolar.

Este é mais um passo na consolidação de São Paulo como referência nacional em educação inclusiva e educomunicação, compromisso da SME em oferecer formação continuada de qualidade que dialogue com as demandas da educação pública.

Acesse a íntegra da proposta formativa. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com capas de livos e um texto escrito

Março Mulher: SME organiza leituraço com obras de escritoras que reforçam o protagonismo feminino

Publicado em: 10/03/2025 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com cartaz de filme de Fernanda Montenegro

Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina

Publicado em: 07/03/2025 7h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte Março Mulher

Secretaria Municipal de Educação organiza sugestões pedagógicas focadas no protagonismo feminino

Publicado em: 07/03/2025 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada com três estudantes ao seu lado. Na mesa há frente delas há peças de montar.

Mulheres são maioria na Rede Municipal de Educação e se destacam na formação acadêmica

Publicado em: 07/03/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Mamografia

CEU Alvarenga recebe carreta para mamografias gratuitas entre os dias 8 e 12 de março

Publicado em: 07/03/2025 12h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 172 173 174 175 176 1.674