Notícias
CODAE debate execução da Lei dos Orgânicos
Evento na Universidade Anhembi-Morumbi incluiu representantes da agricultura familiar e responsáveis pela Lei dos Orgânicos
Publicado em: 30/11/2016 17h47 | Atualizado em: 30/11/2020
O campus Centro da Universidade Anhembi-Morumbi recebeu no dia 24 de novembro, uma roda de conversa sobre a Lei de Inserção de Orgânicos na Alimentação Escolar. O evento contou com a participação de Ana Flávia Borges Badue, coordenadora da Comissão Gestora da Lei dos Orgânicos na Alimentação Escolar, Valéria Macoratti, presidente da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa e da Região Sul de São Paulo (Cooperapas), e Simone Gomes Teixeira, representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Ana Flávia elogiou o pioneirismo de São Paulo. Segundo ela, há outras leis municipais e estaduais em outras localidades do país, mas, entre as grandes cidades, apenas a de São Paulo está regulamentada. Ela não deixou, no entanto, de propor aprimoramentos e citou o estado do Paraná, cujo sistema é informatizado e cujas chamadas públicas se dão por grupos alimentares (legumes, verduras, cereais, etc), em vez de requisitar alimentos específicos, flexibilizando e facilitando a compra de gêneros da agricultura familiar. “O sistema do Paraná é referência e já ganhou o Prêmio de Tecnologia Social em 2013”, afirma Lívia da Cruz Esperança, assessora da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e uma das organizadoras do evento.
Ana Flávia falou, ainda, sobre os benefícios dos alimentos orgânicos à saúde, citando como o consumo de agrotóxicos pode estar por trás do aumento da prevalência de doenças como o linfoma não-rodgkin nas últimas décadas. “Já foram coletadas amostras de tomate com mais de 10 tipos de agrotóxicos”, afirmou.
Valéria falou sobre o papel agricultor familiar na construção de hábitos alimentares saudáveis e citou as consequências negativas do uso de agrotóxicos para os próprios agricultores, que também desenvolvem doenças devidas à exposição aos produtos. Ela entregou, ao fim do encontro, uma muda de inhame à CODAE. Segundo ela, esta “planta resistente” deve simbolizar a perseverança da Secretaria Municipal de Educação (SME) em garantir uma alimentação escolar saudável.
O Plano de Introdução Progressiva de Alimentos Orgânicos na Alimentação Escolar foi aprovado no primeiro trimestre de 2016 e prevê que, até 2016, 100% da merenda escolar sejam constituídos de alimentos orgânicos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Cursos gratuitos para Qualificação Profissional no CEU Jaçanã estão com inscrições abertas
Publicado em: 12/03/2025 1h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto do CEU Sapopemba estimula os estudantes a representarem livros em potes
Publicado em: 12/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Professor da Rede Municipal de São Paulo ganha Prêmio Professor Porvir com melhor projeto de Educação Antirracista
Publicado em: 11/03/2025 3h56 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Março Mulher: SME organiza leituraço com obras de escritoras que reforçam o protagonismo feminino
Publicado em: 10/03/2025 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação
Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina
Publicado em: 07/03/2025 7h11 - em Secretaria Municipal de Educação