Notícias
Projeto de Escola Municipal é eleito um dos 4 melhores do país pela Embaixada da Espanha no Brasil
Projeto intercâmbio cultural é desenvolvido na EMEF João Domingues Sampaio desde 2018 e tem transformado a forma de comunicação entre os estudantes
Publicado em: 14/11/2019 18h03 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Domingues Sampaio, localizada na Vila Maria, foi eleita pelo Ministério de Educação da Espanha, em concurso cultural realizado pela Embaixada Espanhola no Brasil, como um dos quatro melhores projetos de língua espanhola para o Ensino Fundamental II do país.
A Unidade é finalista com seu projeto de intercâmbio intercultural ao lado de outros grandes colégios particulares da Cidade de São Paulo, como Bandeirantes e Colégio Dr. Walter Belian, além do Colégio Espanhol Santa Maria Minas – Unidade Cidade Nova, de Belo Horizonte, Minas Gerais.
O Concurso Colégio do Ano em Espanhol é dirigido às escolas e aos colégios públicos e particulares de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Brasil que ministram aulas de espanhol em seu currículo.
Inclusão na Escola
O Projeto Intercâmbio cultural: derrubar muros, construir pontes: a língua espanhola como elemento de Educação Intercultural por um mundo melhor, coordenado pelo Professor de Educação Física, Eder Alexandre Magalhães, acontece na EMEF João Domingues Sampaio desde 2018, e surgiu pela quantidade de estudantes estrangeiros matriculados na unidade, que representa cerca de 20% de origem imigrante de países vizinhos do Brasil e, por conta disso, possuem grande afinidade com a língua espanhola.
Por muito tempo estes estudantes ficaram isolados, sofreram bullying e sentiam vergonha de se comunicar utilizando a sua língua materna. A segregação chegou a tal ponto de haver divisões nos espaços da unidade, estudantes brasileiros utilizavam a Quadra coberta e os estudantes estrangeiros a quadra descoberta.
Visando superar essa separação, a escola adotou a língua espanhola como instrumento de comunicação entre os estudantes que só falavam português e os estudantes que dominavam o espanhol. Atualmente o projeto atende 25 estudantes do 6º ao 9º ano, além de ex-alunos que agora estão no Ensino Médio.
Ao participar da avaliação do projeto, a estudante boliviana, Jazmin Nathali Mamani, falou da importância do projeto para sua vida, “O projeto é bem divertido e com ele consegui sair da depressão e tive mais amigos. Agora consigo mostrar quem sou de verdade sem me esconder”, revela Jazmin.
A escola planeja em 2020 iniciar um centro de línguas que atenda aos moradores da comunidade oferecendo aulas de língua espanhola, contando com orientação e intervenção realizada pelos próprios participantes do projeto.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Prefeitura de São Paulo promove encontros de integração das novas Mães Guardiãs que atuarão nas unidades educacionais
Publicado em: 13/03/2025 1h03 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática
Publicado em: 12/03/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Cursos gratuitos para Qualificação Profissional no CEU Jaçanã estão com inscrições abertas
Publicado em: 12/03/2025 1h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto do CEU Sapopemba estimula os estudantes a representarem livros em potes
Publicado em: 12/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Professor da Rede Municipal de São Paulo ganha Prêmio Professor Porvir com melhor projeto de Educação Antirracista
Publicado em: 11/03/2025 3h56 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba