Notícias

VI Sarau Cultural da EMEF Coronel Ary Gomes

Tema de 2015 foi a diversidade da Cultura Latino-Americana

Publicado em: 09/10/2015 11h09 | Atualizado em: 30/11/2020

sarau_cultural_ary_gomes_740_x_430.jpg

No dia 30/09, aconteceu na EMEF Coronel Ary Gomes o VI Sarau Cultural. O evento faz parte do calendário da escola há seis anos, sempre marcado por diversas manifestações artísticas.

A escolha do tema acontece no início do ano letivo, nos dias de organização da Unidade Escolar, e pauta diversos trabalhos do 1º ao 9º ano. “Os temas escolhidos são relevantes na medida em que trazem ao debate preconceitos difundidos nas relações sociais e reproduzidos no cotidiano escolar.” explica Rosangela Ambrósio, coordenadora pedagógica. Neste ano, a proposta foi conhecer um pouco mais sobre a diversidade da Cultura Latino-Americana.

Para ambientar ao Sarau, foi feita a encenação da adaptação da lenda “Mundo novo – o paraíso terrestre”. Nessa história, a imaginação conduz o índio Kaiapó por diversos países da América Latina. Segundo Rosangela, a organização do espaço e o roteiro foram pensados de forma que a comunidade se sentisse conduzida pelo percurso juntamente com os personagens.

Ao longo do trajeto, além de ouvir informações e curiosidades sobre os países, os presentes assistiram a projeções, músicas, danças e poemas.

Os alunos do 2º ano mostraram a cultura mexicana por meio de um poema e de uma apresentação do coral do pessoal do período da manhã. Representando o Chile, os alunos do 4º e 9º ano leram um jogral e declamaram um poema. O 3º ano dançou “Danza del Peru Inca” simbolizando o Peru. O 6º ano fez uma apresentação de tango e declamou uma poesia para representar a Argentina. Dois alunos bolivianos e a mãe de um deles recitaram um poema em espanhol e os demais estudantes do 5º ano apresentaram uma dança típica da Bolívia. A viagem foi finalizada com os alunos do 1º ano cantando Aquarela do Brasil.

Márcia Cristina do Nascimento, mãe do aluno Felipe, do 1º ano, escreveu um bilhete para a escola: “gostei muito de todas as apresentações estava muito lindo. Parabéns aos Professores e a Coordenação da escola. Primeira vez que vou a uma festa escolar que fala sobre países e representa sua origem”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quem é Quem

Comunicado

Publicado em: 17/03/2025 10h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, em uma mesa de conversa

Secretário Municipal de Educação participa de debate sobre melhoria do aprendizado

Publicado em: 17/03/2025 7h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra mulher negra sentada em poltrona rosa amamentado seu bebê. No canto superior esquerdo, há a logotipo da Rede Amigos do Peito.
Grupo de pessoas estão posando para foto em um ginásio. Elas seguram raquetes de badminton.

Inscrições abertas para curso gratuito de Capacitação Técnica Paralímpica no CEU Vila Curuçá

Publicado em: 14/03/2025 2h26 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Professora de Ensino Fundamental
1 170 171 172 173 174 1.674