Notícias
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Programação on-line reúne oficinas temáticas sobre esporte, cultura, alimentação, meio ambiente e educação fiscal, incentivando a participação estudantil
Publicado em: 08/05/2026 10h00 | Atualizado em: 12/05/2026 
A Semana de Formação dos Grêmios Estudantis tem o propósito em fortalecer e apoiar a atuação dos estudantes nas escolas da Rede Municipal de Educação, promovendo o protagonismo juvenil e ampliando os espaços de participação na vida escolar.
A proposta da reúne diferentes temas como esporte, cultura, alimentação, meio ambiente e educação fiscal para que os estudantes desenvolvam iniciativas e contribuam de forma mais qualificada para a construção de ambientes escolares mais participativos e inclusivos. Ao longo dos encontros, serão apresentadas estratégias, reflexões e práticas alinhadas à realidade das unidades, incentivando a construção coletiva e o exercício da cidadania.
A Formação dos Grêmios Estudantis também apoia o trabalho dos professores orientadores, fortalecendo o grêmio como espaço de diálogo, escuta e participação democrática. Com isso, pretende-se potencializar as ações já desenvolvidas nas escolas e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, a formação será realizada em formato on-line, permitindo maior acesso e flexibilidade. Todas as formações serão gravadas, possibilitando que estudantes e educadores acompanhem os conteúdos posteriormente.
Desde 2023, a Rede Municipal atingiu 100% de Grêmios Estudantis instituídos nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Em 2025, a rede contava com 628 agremiações ativas distribuídas entre Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs).
Confira a programação:
11/05 – Esporte
9h30 às 11h – Oficina – Esporte Educacional na Escola
A atividade aborda o esporte como direito social e ferramenta para o desenvolvimento integral, promovendo inclusão, participação e construção de valores, sem foco na seletividade ou hipercompetitividade. Clique aqui.
12/05 – Cultura (Musicalização na Escola)
9h30 às 11h – Oficina – Musicalização na Escola
A oficina propõe estratégias práticas para o ensino de música, incentivando a criatividade, o uso de ferramentas digitais e o protagonismo dos estudantes na construção de práticas culturais. Clique aqui.
13/05 – Alimentação Escolar
9h30 às 11h – Oficina – Educação Alimentar e Nutricional (EAN)
A formação promove reflexões sobre o ambiente alimentar escolar e incentiva a construção de planos de ação pelos estudantes, com foco em práticas saudáveis e participação ativa. Clique aqui.
14/05 – Meio Ambiente
9h30 às 11h – Oficina – Meio Ambiente
A proposta amplia a compreensão sobre a relação entre ser humano e natureza, estimulando a conscientização e práticas sustentáveis no cotidiano escolar. Clique aqui.
15/05 – Educação Fiscal: Nossa escola tem valor
9h30 às 11h – Oficina – Nossa Escola Tem Valor
A atividade convida os estudantes a compreenderem o uso dos recursos públicos e seu papel na gestão democrática, incentivando atitudes responsáveis e o cuidado com o patrimônio escolar. Clique aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
CEU Vila Curuçá abre inscrições para o Curso “Universidade Aberta da Maturidade” para a População 60+
Publicado em: 19/03/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia ampliação da parceria com o Centro Paula Souza para oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs nos CEUs
Publicado em: 19/03/2025 2h13 - em Secretaria Municipal de Educação
SME convoca aprovados nos concursos de ATE e PEI
Publicado em: 19/03/2025 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Manual de Normas e Procedimentos da SME segue com consulta aberta para atualização
Publicado em: 18/03/2025 6h05 - em Secretaria Municipal de Educação
SME fortalece uso de evidências para formulação de políticas educacionais
Publicado em: 18/03/2025 4h44 - em Secretaria Municipal de Educação