Notícias
Banda Musical da EMEF Octávio Mangabeira ganha certificado de ouro no Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais
Banda Musical também se apresentou no “I Seminário Educa Penha”
Publicado em: 11/12/2017 15h38 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 25 de novembro, a Banda Musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Octávio Mangabeira foi uma das representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha no Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo, realizado no auditório do Colégio Humbolt.
A banda tem uma longa trajetória na EMEF Octávio Mangabeira. O seu início aconteceu em 1976 e, desde 2011, o Maestro e Professor Silvio Granero está à frente do projeto. A formação anterior era de uma banda marcial e há dois anos ela foi reformulada como uma Banda Instrumental.
Para o Maestro, a pretensão de todos é de chegarem ao patamar de uma Banda Sinfônica. Além disso, ele afirma que o projeto é significativo para todos, pois auxilia também na questão comportamental. “Eles trabalham mais o foco e a concentração. Isso proporciona a eles um crescimento pessoal diferenciado”, afirma o professor.
A banda se apresentou no “I Seminário Educa Penha – Desafios, Sonhos e Práticas: Reflexões sobre o currículo e a avaliação”, finalizando um dia focado em compartilhar importantes relatos de prática nas Unidades Educacionais.
Antes de subir ao palco, os alunos se preparam e se organizam, testam os seus instrumentos e auxiliam os colegas. Aparentemente a concentração é a chave para que o trabalho seja bem feito. E todo o empenho independe da idade dos integrantes, que são alunos e ex-alunos da EMEF, com idades entre 10 e 18 anos.
Para eles, a banda representa algo muito próximo de uma grande família, é o que afirma a trompetista, Ana Julia Pova, 7º ano. “Construímos uma vida, um grupo muito importante para nossa escola e também para a DRE Penha”, diz Ana.
O projeto acolheu tão bem a todos que até mesmo alguns ex-alunos seguem na banda. É o caso de Wesley Pereira, atualmente no segundo ano do ensino médio. Para ele, conhecer de fato a música foi transformador. “Quando você conhece verdadeiramente a origem da música, você passa a enxergar tudo de maneira diferente e começa a pensar que tudo é realmente muito bonito. Comecei a enxergar tudo com outros olhos”, conta Wesley. Além de Ana Júlia e Wesley, muitos alunos afirmam querer investir na carreira musical.
A banda musical da EMEF Octávio Mangabeira ficou em primeiro lugar no Grupo de Concerto de Bandas do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo e levou para a escola o certificado de Ouro.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Diálogos Formativos 2025: Diretores das EMEFs participam de oficinas para definir metas de aprendizagem
Publicado em: 25/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE Guaianases realiza entrega de medalhas para participantes da 19ª OBMEP
Publicado em: 24/03/2025 9h36 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Encontro da Imprensa Jovem da Rede Municipal debaterá o protagonismo jovem na conscientização ambiental com a presença do Instituto Voz dos Oceanos
Publicado em: 21/03/2025 4h53 - em Imprensa Jovem
Millie Bobby Brown visita escola municipal em São Paulo e dialoga com estudantes
Publicado em: 21/03/2025 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva unidades educacionais a promoverem exibições de filmes com temática ambiental
Publicado em: 20/03/2025 5h16 - em Educação Ambiental