Notícias

SME sedia evento de encerramento do Programa “Nutrir Crianças Saudáveis”

Ocasião também contou com lançamento de livro que reúne experiências em escolas da rede municipal

Publicado em: 20/04/2018 17h29 | Atualizado em: 30/11/2020

nutrir_740_x_430.jpg

No dia 12 de abril, quinta-feira, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) o evento de encerramento do programa “Nutrir Crianças Saudáveis” e o lançamento do livro As Histórias Deliciosas do Nutrir .

A cerimônia foi realizada com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho feito pelos educadores com as crianças nas unidades educacionais. Participaram do evento educadores que apoiaram a iniciativa nas escolas, profissionais das Secretarias Municipais de Educação de São Paulo e Guarulhos, colaboradores da Fundação Nestlé e equipe Nutrir, jornalistas e formadores de opinião.

A contadora de histórias Kiara Terra deu início ao evento interagindo com o público e contando histórias do cotidiano relacionadas ao tema “alimentação”, envolvendo escola, estudantes, professores, cozinheiras e família. Após a contação de histórias, a chef de cozinha Mara Salles subiu ao palco e comentou sobre a importância do alimento na vida das pessoas. “Precisamos ensinar as nossas crianças a terem respeito pelo alimento. Quando a criança é apresentada ao alimento, estamos apresentando o mundo para ela”, observou a chef.

Em seguida, dezesseis educadores, participantes do programa, foram convidados ao palco para uma sessão de fotos. Após o término, o público pôde experimentar diferentes tipos de pratos elaborados pela chef Mara Salles e sua equipe. Foram utilizados, no preparo, os mesmos ingredientes disponíveis nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

A cerimônia de encerramento também promoveu o lançamento do livro “As Histórias Deliciosas do Nutrir”. O livro apresenta as receitas elaboradas pelas profissionais cozinheiras da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e Guarulhos escolhidos pelo Nutrir em 2017, resultados da implementação do programa Nutrir Crianças Saudáveis nas escolas, além de histórias vivenciadas por crianças e cozinheiras no decorrer da iniciativa. Relatos publicados pelos educadores na plataforma virtual do Nutrir foram reescritos em forma de histórias e também fazem parte do conteúdo do livro.

Conheça o livro “As Histórias Deliciosas do Nutrir”.

Sobre o Programa “Nutrir Crianças Saudáveis” – Desenvolvido pela Fundação Nestlé Brasil, o programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo há sete anos. A iniciativa promove formações de educadores (professores, gestores, nutricionistas e cozinheiras) com o objetivo de contribuir para melhores práticas de educação alimentar e nutricional nas escolas.

As cozinheiras participam de formações com chefs de cozinha para aprenderem novas técnicas e receitas que possam ser utilizadas nas escolas. Após as formações, elas são convidadas a criarem suas próprias receitas com os ingredientes da alimentação escolar oferecidos na RME. As receitas são publicadas em uma plataforma online e avaliadas pelas chefs formadoras.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um menino com um celular gravando os colegas na escola e o texto

São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas

Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 15 16 17 18 19 1.672