Notícias

Prefeitura vai distribuir cestas com produtos da agricultura familiar para mais de 1 milhão de alunos da rede municipal

Cestas estarão disponíveis para retirada nas unidades escolares a partir deste mês de abril

Publicado em: 15/04/2021 13h20 | Atualizado em: 04/05/2021

 

Imagem mostra itens da Cesta Saudável com mantimentos não perecíveis, frutas e legumes

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) irá distribuir a partir deste mês de abril, a Cesta Saudável, com alimentos oriundos da agricultura familiar. O programa prevê a entrega de cestas para mais de 1 milhão de alunos da rede municipal.

Com investimento de R$110 milhões, será entregue uma cesta para cada aluno. Os responsáveis poderão fazer a retirada na unidade escolar da rede municipal em que o estudante estiver matriculado, mediante agendamento para evitar aglomerações. As famílias serão comunicadas sobre as datas e horários para a retirada. Do total investido, R$ 80 milhões foram direcionados para a aquisição de produtos da agricultura familiar para composição das cestas.

Através do Programa Cesta Saudável, 5 mil famílias de agricultores foram beneficiadas e 40 mil empregos gerados sendo 15 mil no campo. Cada estudante receberá uma caixa contendo os seguintes itens básicos: 1 kg de feijão, 5 kg de arroz, 1 kg de macarrão, 0,5 kg de farinha de mandioca, 1 kg de açúcar mascavo, leite em pó,, suco de frutas e doce de banana. Como parte da cesta, também serão distribuídos frutas e legumes, sendo: 1 kg de batata, 0,5 kg de cenoura, 0,5 kg de beterraba, 0,5 kg de chuchu, uma dúzia de bananas e seis unidades de maçã.

Cartão-merenda
Durante a pandemia, mesmo com a retomada das aulas presenciais, foi determinada a continuidade do fornecimento do cartão-merenda para todos os alunos até que todas as unidades da rede retomem integralmente suas atividades. Os valores são de R$101,00 (Centros de Educação Infantil), R$63,00 (Escolas Municipais de Educação Infantil) e R$ 5,00 (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).

O benefício foi criado em abril de 2020 para garantir a segurança alimentar dos estudantes durante o período de suspensão das aulas presenciais, quando a oferta de merenda também foi interrompida. Até o momento, a Prefeitura destinou mais de R$ 718,9 milhões para abastecer os cartões-merenda dos alunos da rede.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Anne Sullivan

Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo

Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Menina de óculos. Ao fundo, prateleira com livros.

Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo

Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de cabelos cacheados está em pé em frente a uma lousa branca, segurando um marcador azul durante uma aula. Na lousa estão escritos, em letra cursiva azul, os dizeres “Educação transforma!” e as palavras “Respeito”, “Conhecimento”, “Dedicação” e “Futuro”. Parte dos estudantes aparece desfocada em primeiro plano, em um ambiente de sala de aula iluminado e organizado.

Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial

Publicado em: 14/05/2026 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)
Mães Guardiãs

Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais 

Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 15 16 17 18 19 1.674