Notícias

Programa CEI Amigo do Peito é finalista em premiação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça

Iniciativa está presente em 280 CEIs da cidade São Paulo e incentiva aleitamento materno

Publicado em: 18/11/2019 15h30 | Atualizado em: 06/08/2021
mulher amamenta dois bebês simultaneamente e sorri. Uma criança um pouco mais velha a abraça do lado esquerdo. Logomarca do CEI Amigo do Peito

 

O Programa CEI Amigo do Peito, destinado aos Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede direta e conveniada/parceira e que incentiva o aleitamento é um dos três finalistas da premiação “Chamada Pública para Seleção, Premiação e Disseminação de Boas Práticas”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os vencedores serão conhecidos durante o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância da Região Sudeste, marcado para os dias 2 e 3 de dezembro.

A premiação reconhece os esforços que estão sendo realizados para promoção e garantia de direitos e atenção à primeira infância, como uma das ações do projeto “Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral”. Serão premiadas as três melhores práticas das categorias Sistema de Justiça, Governo, Empresas e Sociedade Civil Organizada.

Realizada pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da SME, a campanha da “CEI amigo do peito”, foi uma das selecionadas ao lado da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, com o programa Primeira Infância Melhor, de promoção de direitos para as mulheres privadas de liberdade e seus filhos e do Programa Família que acolhe da Prefeitura Municipal de Boa Vista, Roraima, primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Os vencedores das categorias “Sistema de Justiça”, “Governo” e “Empresas” receberão troféu e certificado, e os da categoria “Sociedade Civil Organizada” receberão prêmios em dinheiro que deverá contribuir com a continuidade da prática, fomentar e estimular a criação e implementação de novos projetos por estas entidades.

CEI Amigo do Peito

Iniciada em 2018, a campanha “Selo CEI Amigo do Peito” incentiva os Centros de Educação Infantil (CEI), da Rede Municipal, a ampliarem o atendimento especializado para as mães em fase de amamentação. A primeira edição do projeto contou com 93 unidades participantes. Já em 2019 o total de contempladas aumentou significativamente, em 200%, atingindo 280 Selos entregues.

O Selo CEI Amigo do Peito foi criado pela Secretaria Municipal de Educação para apoiar os profissionais da educação no acolhimento e incentivo às famílias para a continuidade do aleitamento materno após o ingresso de bebês e crianças nas Unidades de Educação Infantil, bem como enaltecer ações e projetos já existentes. A certificação tem validade de um ano e pode ser renovada anualmente.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Anne Sullivan

Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo

Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Menina de óculos. Ao fundo, prateleira com livros.

Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo

Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de cabelos cacheados está em pé em frente a uma lousa branca, segurando um marcador azul durante uma aula. Na lousa estão escritos, em letra cursiva azul, os dizeres “Educação transforma!” e as palavras “Respeito”, “Conhecimento”, “Dedicação” e “Futuro”. Parte dos estudantes aparece desfocada em primeiro plano, em um ambiente de sala de aula iluminado e organizado.

Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial

Publicado em: 14/05/2026 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)
Mães Guardiãs

Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais 

Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 15 16 17 18 19 1.674