Notícias
Navegando com o Osaka desvenda o jogo da Baleia Azul
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Navegando com o Osaka, da EMEF Cidade de Osaka
Publicado em: 21/12/2017 13h21 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem Navegando com o Osaka, da EMEF Cidade de Osaka
Você conhece o jogo da Baleia Azul?
O Projeto Navegando com o Osaka recebeu o desafio de elaborar um vídeo sobre o assunto. Além de pesquisas, entrevistamos os Professores José Antonio Favaron, Andreia Marin, Wilson Kraciunas e nossa inspetora Ana Paula.
Inicialmente, descobrimos que o termo Baleia Azul refere-se ao fenômeno de baleias encalhadas, supostamente suicidas.
Acredita-se que o criador desta modalidade de jogo seja o russo Filipp Budeykin, que aliciava jovens e adolescentes para tais grupos de suicídio desde 2013. Esse jogo tem 50 regras, a última é a que você tira sua própria vida.
Na entrevista que fizemos com o professor Favaron, apesar de não conhecer o jogo totalmente, ele mencionou que no período em que ele era adolescente havia outros jogos, mas nenhum deles levava ao suicídio. Ajuizou que nos tempos atuais o uso da internet tem que ser cuidadoso.
Já a professora Andreia Marin destacou a fragilidade e intensidade de emoções naturais dos jovens como um fator importante para que pessoas mal-intencionadas os levem à competição extrema.
Também descobrimos nas pesquisas que a maioria das regras contém autoflagelos tais como se cortar, fazer desenhos e símbolos no corpo, subir no telhado, entre outras. Todas as regras, portanto, são prejudiciais e perigosas para os jogadores. Nesse sentido, a Professora Andreia Marin nos explicou que antes do suicídio existe um jogo “macabro” que envolve os participantes.
Em nossos achados e confirmando o que a Professora Andreia afirmou, destacamos que o jogo possui 50 regras e que todas elas são perigosas. Talvez o participante nem chegue à última.
Entrevistamos também nossa inspetora Ana Paula que considera o distanciamento de adultos e adolescentes, incluindo a relação entre pais e filhos, como um dos fatores que leva o adolescente a participar desse jogo. Finalizou afirmando que os jovens são muito solitários em relação aos adultos.
E a internet? O que tem a ver com isso?
Perguntamos ao Professor Wilson, que cuida das aulas de Informática da escola qual a sua opinião. De imediato, ele destacou: “se por um lado nós temos a internet, por outro, nós temos a internet”. Daí, perguntamos: como assim, Professor?
Pela internet você tem acesso a diferentes conhecimentos e culturas aprendendo sobre elas. Esse é lado bom da internet. Por outro lado existem pessoas que usam a internet para praticar o mal. Nesse sentido, as redes sociais contribuem significativamente para que, em momentos de fraqueza emocional e na ausência de supervisão dos responsáveis, crianças, adolescentes e jovens caiam nas “garras” dessas pessoas mal-intencionadas como é o caso da Baleia Azul, conclui Wilson.
Confirmando o que o Professor Wilson nos disse, descobrimos que o jogo acontece na madrugada o que dificulta a intervenção e vigilância dos adultos.
E você? O que acha desse jogo? Pelo jeito não é nada bom.
Vamos fazer assim. Todo jogo deve começar e terminar num abraço.
Pronto. Desafio dado, desafio cumprido. Veja o vídeo:
EMEF CIDADE DE OSAKA
DRE SÃO MATEUS
Projeto Navegando com o Osaka
Texto: Erika Barrozo de Oliveira – 5º Ano B
Reportagem: Beatriz Leite Sanches e Julia Ferreira da Silva – 7º Ano A
Professor Responsável: Wilson Kraciunas
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Prefeitura inaugura o CEU Rei Pelé e EMEF Ruth de Souza, com estrutura sustentável que vai evitar enchentes e reutilizar água da chuva
Publicado em: 10/04/2025 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação
Theatro Municipal de São Paulo vai oferecer espetáculos gratuitos nos CEUS
Publicado em: 09/04/2025 6h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola estufa do CEU Caminho do Mar é requalificada pelo Programa Sampa+Rural
Publicado em: 08/04/2025 5h20 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Duque de Caxias recebe músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira para pocket show e apresentação do grupo de estudantes de Canto Coral
Publicado em: 08/04/2025 5h12 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Professores da Rede Municipal participam de formações do Programa #Tamojunto, 3ª edição, com metodologia para prevenção ao uso de drogas
Publicado em: 08/04/2025 4h04 - em Secretaria Municipal de Educação