Notícias

Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista

Encontros reúnem 7 mil estudantes em 13 encontros no mês de agosto

Publicado em: 14/08/2025 17h05 | Atualizado em: 15/08/2025
Imagem de um teatro com uma pessoa no palco tocando violão

Os 628 Grêmios Estudantis das escolas municipais de São Paulo promovem 13 Encontros Regionais para dialogar sobre o protagonismo estudantil e a democracia neste mês de agosto. A estimativa é que mais de 7 mil estudantes participem ao longo da iniciativa.

Os 13 encontros reúnem as escolas de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da capital paulista. O objetivo é que o protagonismo estudantil, valorização da democracia e a participação cidadã sejam fortalecidos em  momentos repletos de diálogo e interação entre as crianças e jovens. 

Cada encontro deve reunir cerca de 500 participantes para uma troca de diálogos e experiências centradas em um tema. A escolha dialoga com as particularidades de cada território e foram escolhidas em conjunto, pelos estudantes, professores orientadores e representantes das diretorias regionais.

Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, é fundamental incentivar ações que fortaleçam, estimulem o diálogo e promovam o compartilhamento de vivências. “Os grêmios estudantis desempenham um papel essencial na construção de uma escola mais justa, participativa, diversa, inclusiva e sustentável”, destacou.

Confira os encontros abaixo

  • 08/08 – DRE São Mateus: CEU São Rafael
  • 11/08 – DRE Guaianases: CEU Barro Branco 
  • 12/08 – DRE Ipiranga: CEU Meninos 
  • 13/08 – DRE Butantã: CEU Butantã
  • 14/08 – DRE Capela do Socorro: SESC Interlagos
  • 14 e 15/08 – DRE Campo Limpo: CEU Casa Blanca
  • 15/08 – DRE Penha: SESC Itaquera
  • 19/08 – DRE Jaçanã/Tremembé: CEU Jaçanã, CEU Parque Novo Mundo e CEU Tremembé
  • 19/08 – DRE Pirituba/Jaraguá: CEU Perus 
  • 20/08 – DRE São Miguel: CEU Parque São Carlos
  • 22/08 – DRE Itaquera: CEU Rei Pelé 
  • 22/08 – DRE Freguesia/Brasilândia: Instituto Mensagem de Paz  
  • 22/08 – DRE Santo Amaro: CEU Alvarenga

Grêmio Estudantil 

O Grêmio Estudantil é a entidade que representa todos os estudantes de uma escola e funciona de forma autônoma, conforme o Decreto Municipal nº 58.840/2019. Ele tem um papel essencial na vida escolar, atuando como ponte entre os estudantes, a direção da escola e os professores. 

Também é responsável por organizar atividades, eventos e projetos que valorizem a participação dos estudantes e fortaleçam a convivência respeitosa dentro da comunidade escolar.

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo conta com 628 Grêmios Estudantis, totalizando 100% das escolas de ensino fundamental, como EMEFs, EMEBs, CIEJAs e EMEFMs. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Seminário Mudanças Climáticas E Políticas Urbanas

CEU Carrão reuniu profissionais para discutir o enfrentamento às mudanças climáticas

Publicado em: 17/04/2025 10h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um auditório repleto de pessoas assistindo a palestra de uma mulher que está no palco. Ação faz parte da reunião pedagógica integrada no CEU São Rafael, DRE São Mateus.

Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada

Publicado em: 16/04/2025 4h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de crianças observando insetos

Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta

Publicado em: 16/04/2025 1h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas com aventais na frente de uma mesa com pães

Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas

Publicado em: 14/04/2025 5h29 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Concurso Rainha Da Melhor Idade

CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade

Publicado em: 14/04/2025 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação

1 163 164 165 166 167 1.673