Notícias
IV Seminário de Aprofundamento Curricular acontece na Diretoria Regional de Educação Guaianases
Encontro viabilizou discussões e reflexões pedagógicas, além de expor projetos desenvolvidos na escola
Publicado em: 31/05/2019 15h28 | Atualizado em: 30/11/2020
O IV Seminário de Aprofundamento curricular foi realizado pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE G), no dia 17 de maio. O evento aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, por meio de um encontro formativo com Professores de Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização, Coordenadores Pedagógicos das Unidades de Educação Infantil das Redes Direta e Parceira além da participação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da DRE Guaianases.
O acolhimento musical ocorreu no auditório, e contou com apresentações coreografadas do coral cênico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Meire de Jesus Ribeiro. Em seguida, a professora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Maria Helena Pelizon, formulou reflexões para o público, dentre elas, o olhar adulto no planejamento, abordando a intencionalidade do professor nas ações diárias, com foco em proporcionar o protagonismo dos bebês e crianças.
Os projetos desenvolvidos pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), Giafederico Porta, foram Alimentação Saudável, Oficinas de Culinária (Fazendo Doce de mamão verde) e Vamos a feira livre? Todos pensados na interação das crianças, além da participação dos pais e responsáveis nas ações, dando apoio a elas.

(Maria Helena Pelizon, abordando as temáticas do encontro e formando pensamentos e reflexões juntamente com o público).
O Diretor da Unidade Educacional, Hélio de Seixas Torres, juntamente da professora Cristiane Andréia Lopes e Ermeçon Fernando Almeida, apresentaram os resultados obtidos com os projetos desenvolvidos pela escola, que em conjunto aos alunos trabalharam alimentação saudável e horta pedagógica.
A diretora da Divisão Pedagógica(DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio, enfatizou a importância que essas vivências acrescentam na aprendizagem, sobretudo a experiência, além da contribuição para diversos conhecimentos, que possibilitam descobertas significativas para bebês e crianças.
Dando prosseguimento as ações dos Seminários de Aprofundamento Curricular, no dia 28 de junho se inicia A Jornada Pedagógica da Infância, o projeto é baseado em oficinas, palestras, visitas guiadas, relatos de práticas e atividades artísticas e culturais, uma atuação de forma conjunta, incluindo professores, gestores e quadro de apoio das Unidades de Educação Infantil das Redes Direta e Parceira. Está ação, assim como os seminários, são formativas para implementação do Currículo da Cidade na educação infantil em São Paulo.
Clique no link abaixo e acesse as fotos do IV Seminário:
photos.app.goo.gl/frTqF48zCXKvFZjw6
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!
Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias
Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação
SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental