Notícias

Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas

As inscrições para a edição de 2026 da OLITEF já estão abertas; 11, 9 mil estudantes da RME-SP participaram da última olimpíada, conquistando 167 medalhas 

Publicado em: 08/04/2026 14h51 | Atualizado em: 08/04/2026
Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.

As escolas municipais da capital paulista marcaram forte participação na OLITEF, uma das maiores iniciativas de educação financeira do país. Ao todo, 11, 9 mil estudantes, de 89 escolas municipais de São Paulo, participaram da olimpíada, conquistando 167 medalhas, um resultado que reforça o compromisso da rede com a formação integral dos estudantes e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida.  

A OLITEF tem como objetivo incentivar o conhecimento financeiro entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, promovendo desde cedo a consciência sobre planejamento, consumo e organização financeira. O projeto vem ganhando cada vez mais alcance e relevância em todo o território nacional.  

Na edição de 2025, a olimpíada registrou números expressivos: foram 1, 7 milhão de estudantes participantes, de 13 mil escolas, alcançando 57% dos municípios brasileiros. Desse total, 63,1 mil estudantes foram medalhistas. Entre os participantes, 489,1 mil são de escolas municipais em todo o Brasil.

A rede municipal do estado de São Paulo também teve destaque, com 35,2 mil estudantes de 248 escolas e 526 medalhistas, sendo 31,8 % de estudantes medalhistas das escolas municipais da Capital, comparando com todo o estado. Os dados reforçam o papel das escolas municipais na disseminação do conhecimento e na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios econômicos do cotidiano.  

As inscrições para a edição de 2026 da OLITEF já estão abertas e seguem até o dia 1º de setembro, ampliando a oportunidade para que ainda mais estudantes e escolas participem dessa iniciativa.  

OLITEF 

A Olimpíada do Tesouro Diretor de Educação Financeira é uma iniciativa nacional gratuita realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional e pela B3, a bolsa do Brasil, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e diversas instituições parceiras, como a UNDIME, o CONSED, o CONSEC, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e o Banco Central do Brasil, por meio do programa Aprender Valor 

A OLITEF foi organizada pela UpMat Educacional e conta com a parceria de instituições como o Instituto Brasil Solidário, a Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON) e a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (FIN).  

Leia mais notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia da repórter Gessyca Rocha, do Bom Dia SP, da TV Globo, na cozinha do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, durante a aula prática de panificação.

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo

Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Arte com fundo azul. Ao lado esquerdo, há o símbolo do Transtorno do Espectro Autista e está escrito

22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias

Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea mostra minifloresta de árvores nativas da Mata Atlântica no CEU. Estudantes estão sentados em roda no chão e ao centro das árvores. Ao fundo, fachada do CEU.

SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental

1 162 163 164 165 166 1.674