Notícias

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Unidades desenvolvem atividades pedagógicas que incentivam reflexão, protagonismo e enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado em: 26/03/2026 15h13 | Atualizado em: 30/03/2026
Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o "Mês da Mulher".

Separadas por cerca de 47 quilômetros, duas escolas municipais mostram que a distância geográfica não impede a construção de caminhos pedagógicos em comum. Durante o Mês da Mulher, estudantes, educadores e comunidades escolares se mobilizaram em ações de conscientização sobre a valorização das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero. 

Entre as ações de destaque, uma passeata silenciosa mobilizou a comunidade escolar na EMEF Jardim da Conquista, na região de Perus. Vestidos de preto e com cartazes, estudantes, professores, funcionários e famílias percorreram o entorno da escola, chamando a atenção para a importância do tema e promovendo reflexão coletiva por meio do silêncio. 

Já na zona Leste, a EMEF Roquette Pinto produziu uma intervenção audiovisual inspirada na música “Maria da Vila Matilde”, interpretada por Elza Soares, que trouxe um olhar sensível sobre a urgência de romper o silêncio diante da violência contra a mulher. Clique aqui e assista ao vídeo. Com participação de estudantes e mulheres da comunidade escolar, o vídeo apresenta mensagens de conscientização e reforça a importância da denúncia e das redes de apoio. 

Mobilização na zona Norte

Na EMEF Jardim da Conquista, as ações fazem parte de um trabalho contínuo baseado nos Direitos Humanos e no Projeto Político-Pedagógico da unidade, que valoriza a educação integral, inclusiva e antirracista. Ao longo do Mês da Mulher, estudantes participaram de atividades sobre a temática das mulheres, com discussões, dados e referências de personalidades femininas, ampliando o repertório cultural e o pensamento crítico. 

A unidade também contou com a parceria do programa Inspiring Girls, voltado às estudantes dos 4º e 5º anos, com foco na ampliação de horizontes e incentivo a projetos de vida. Como parte da programação, estão previstos desfiles temáticos de personalidades femininas, fortalecendo o protagonismo estudantil e a valorização das contribuições das mulheres na sociedade. 

As ações serão encerradas com desfiles temáticos sobre personalidades femininas, nos quais os estudantes irão apresentar e narrar as trajetórias de mulheres importantes. Os desfiles estão previstos para acontecer nos dias 27 e 31 de março.  

Diferentes linguagens na zona Leste

Na EMEF Roquette Pinto, as atividades no Mês da Mulher se desenvolvem por meio de diferentes linguagens e envolvem os estudantes em momentos de reflexão e produção. Além da intervenção audiovisual, a unidade promove rodas de conversa e atividades pedagógicas sobre conscientização e valorização das mulheres. 

Entre as iniciativas, está um mural que destaca mulheres importantes do Brasil e do mundo, ampliando o repertório cultural e incentivando reflexões sobre igualdade e representatividade. Outras ações incluem atividades de teatro sobre feminicídio, com orientação sobre redes de proteção e denúncia, além de práticas de leitura que valorizam autoras e o protagonismo feminino. 

Nesta quinta-feira (26), acontece mais uma sessão do “Leituraço Março Mulher”, em que professores selecionam obras sobre empoderamento feminino e vivências das mulheres. Após a atividade, os estudantes do Ensino Fundamental II apresentam o teatro “A semente do silêncio”, que propõe reflexão sobre relacionamentos abusivos e feminicídio, além de orientar sobre formas de denúncia, com destaque para o Ligue 180. A sugestão é que a discussão tenha continuidade em sala de aula. 

Fique por dentro das notícias da Rede Municipal de Ensino.

Confira a galeria de imagens:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia da repórter Gessyca Rocha, do Bom Dia SP, da TV Globo, na cozinha do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, durante a aula prática de panificação.

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo

Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Arte com fundo azul. Ao lado esquerdo, há o símbolo do Transtorno do Espectro Autista e está escrito

22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias

Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea mostra minifloresta de árvores nativas da Mata Atlântica no CEU. Estudantes estão sentados em roda no chão e ao centro das árvores. Ao fundo, fachada do CEU.

SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental

1 162 163 164 165 166 1.674