Notícias

Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé

Evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, e reúne estudantes, professores e formadores em dois dias de palestras, desafios de robótica e exposições de projetos

Publicado em: 06/11/2025 12h58 | Atualizado em: 06/11/2025

 

Fotografia do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, agachado em uma roda conversando com estudantes durante o "12º Seminário e Mostra de Tecnologias".

O 12º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação promovendo Reflexão – Cidadania Digital” da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo está em seu segundo dia e segue movimentando os participantes com uma programação intensa e inspiradora. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, acompanhou as atividades e destacou o envolvimento das escolas e a criatividade dos estudantes.

“Hoje realmente é um evento fantástico, mostrando o que as escolas realizam ao longo dos anos na educação digital, nos projetos, na cultura maker, reutilizando materiais e desenvolvendo robótica. É uma mostra do talento dos nossos estudantes, orientados com tanto empenho pelos professores. Todos estão de parabéns”, disse. 

Neste segundo dia do Seminário e Mostra de Tecnologias, estudantes, professores e formadores se reúnem para compartilhar experiências e refletir sobre o papel das tecnologias na educação. Durante a manhã, a palestra e a roda de conversa com o tema “Meninas que inspiram: da educação básica à universidade” abriram espaço para discutir a presença feminina nas áreas de ciências e tecnologias. Em seguida, os relatos de práticas mostraram como as escolas da Rede Municipal têm incorporado o uso de tecnologias de forma criativa e significativa.

Na parte da tarde, a programação inclui uma roda de conversa sobre “Tecnologias para a vida: humanidade x máquina”, propondo reflexões sobre o uso ético e consciente das novas ferramentas digitais. Os desafios de robótica com os kits Atto e Micro:bit reúnem estudantes em atividades práticas e colaborativas, enquanto mesas expositoras apresentam protótipos e projetos desenvolvidos ao longo do ano.

O evento também conta com produções ao vivo dos estúdios do Imprensa Jovem e do Aluno Monitor, que registram entrevistas, coberturas e experiências dos participantes.

Para a formadora Ariana Santana, do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME, o seminário reafirma o potencial transformador da tecnologia na aprendizagem e tem sido um sucesso. “Esse ano temos um desafio novo, o BitLab, e enxergamos os estudantes muito engajados na construção das propostas com materiais alternativos. Além disso, a consolidação desse evento, que acontece desde 2015, nos permite ver as aprendizagens dos estudantes e o trabalho dos professores culminando aqui na Mostra e nos Desafios de Robótica.”

O seminário se consolida como um espaço de troca, experimentação e valorização do protagonismo estudantil, reforçando o compromisso da Rede Municipal com uma educação inovadora e conectada ao futuro.

Confira alguns momentos do evento: 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia da repórter Gessyca Rocha, do Bom Dia SP, da TV Globo, na cozinha do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, durante a aula prática de panificação.

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo

Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Arte com fundo azul. Ao lado esquerdo, há o símbolo do Transtorno do Espectro Autista e está escrito

22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias

Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea mostra minifloresta de árvores nativas da Mata Atlântica no CEU. Estudantes estão sentados em roda no chão e ao centro das árvores. Ao fundo, fachada do CEU.

SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental

1 162 163 164 165 166 1.674