Notícias
SME lança curso inédito que une Educomunicação e Educação Inclusiva
Iniciativa conta com a colaboração de pesquisadores do programa de pós-graduação em educação inclusiva da UNIFESP; inscrições online a partir de 24 de setembro, às 12h
Publicado em: 19/09/2025 9h00 | Atualizado em: 19/09/2025
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo anuncia o lançamento do curso “Educomunicação para todos: práticas inclusivas para a acessibilidade comunicativa”, que acontecerá de 2 de outubro a 6 de novembro. A iniciativa representa um marco na educação paulistana ao integrar, pela primeira vez, a Educomunicação e a Educação Especial em uma proposta de formação inovadora para educadores da Rede Municipal.
A ação terá a colaboração de pesquisadores do programa de pós-graduação em educação inclusiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Uma parceria entre Rede Municipal e universidade pública em um modelo de articulação entre prática pedagógica e pesquisa acadêmica.
As inscrições online começam a partir de 24 de setembro, às 12h. Para acessar o formulário é preciso estar logado com o e-mail institucional, aquele com @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br. O curso possui 50 vagas, terá carga horária de 32 horas, sendo 10 horas síncronas, 20 horas a distância e 2 horas presenciais. Será priorizada a inscrição de um servidor por unidade educacional.
O curso de Educomunicação Inclusiva abordará temas fundamentais como a desconstrução de paradigmas capacitistas na linguagem educacional, a implementação dos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) na produção midiática escolar e o desenvolvimento de competências técnicas em recursos de acessibilidade comunicacional.
Além disso, oferecerá a experiência imersiva de visita ao Museu da Inclusão, no Memorial da América Latina. Esta vivência sensorial permitirá aos educadores experimentarem diferentes formas de acessibilidade e refletirem sobre barreiras arquitetônicas e comunicacionais.
A formação contempla ainda o desenvolvimento de projetos educomunicativos alinhados ao Currículo da Cidade, com foco na produção de conteúdo midiático direcionado à sensibilização e promoção da inclusão de todas as pessoas no contexto escolar.
Este é mais um passo na consolidação de São Paulo como referência nacional em educação inclusiva e educomunicação, compromisso da SME em oferecer formação continuada de qualidade que dialogue com as demandas da educação pública.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!
Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias
Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação
SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental