Notícias

Desafio de criação de jogos “Game JAM 2026” terá live de lançamento para professores e estudantes 

Game JAM 2026 propõe maratona de desenvolvimento de jogos sobre cidadania digital; transmissão ocorre em 29 de abril e inscrições abrem na sequência

Publicado em: 27/04/2026 18h03 | Atualizado em: 27/04/2026

Fotografia de uma área dedicada a criação de jogos digitais com uma placa grande escrito "Game Jam".

A Secretaria Municipal de Educação realiza, no dia 29 de abril, às 12h, a live de lançamento da Game JAM 2026, desafio que convida professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) a criarem jogos com foco em cidadania digital. A transmissão será feita pelo canal “Tecnologias para Aprendizagem – TPA em ação” no YouTube e marca o início das inscrições para a maratona de desenvolvimento. 

A Game JAM é uma proposta de criação colaborativa de jogos, em que educadores e estudantes desenvolvem projetos ao longo de alguns meses, com apoio formativo e acompanhamento por meio de ambientes virtuais e encontros on-line. 

Podem participar professores e estudantes da rede municipal de ensino. Educadores que já integram o projeto Aluno Monitor estão automaticamente inscritos. Já os demais interessados devem se inscrever por meio de formulário específico, disponível durante o período de inscrição. 

As inscrições ficarão abertas de 29 de abril a 29 de maio. As atividades acontecem de maio a outubro. Durante esse período, os participantes contarão com orientações por meio de cursos, ambientes virtuais e lives. Ao final do processo, os jogos desenvolvidos serão apresentados à Rede Municipal em uma plataforma de compartilhamento. 

Neste ano, a Game JAM terá como tema “Cidadania em Jogo”, com ênfase na cidadania digital. Os participantes poderão explorar diferentes tópicos, como segurança digital, comunicação responsável, tecnologia assistiva, educação antirracista, criação responsável, responsabilidade social, educação ambiental, inteligência artificial e ética, Privacidade, LGPD e ECA Digital, saúde mental e tecnologia, entre outros. 

A proposta também aborda questões atuais, como deepfakes, cyberbullying e ética, algorítmos e manipulação, cultura digital e o impacto das redes sociais no comportamento. 

A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), que integra a Coordenadoria Pedagógica da SME, e acontece desde 2023. As primeiras edições contaram com temas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da repórter Gessyca Rocha, do Bom Dia SP, da TV Globo, na cozinha do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, durante a aula prática de panificação.

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo

Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Arte com fundo azul. Ao lado esquerdo, há o símbolo do Transtorno do Espectro Autista e está escrito

22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias

Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea mostra minifloresta de árvores nativas da Mata Atlântica no CEU. Estudantes estão sentados em roda no chão e ao centro das árvores. Ao fundo, fachada do CEU.

SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental

Fotografia de três pessoas agachadas, há uma vaso com terra e muda de planta.

Estudantes e idosos participam de plantio de mudas no CEU Água Azul

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com uma estudante de colete laranja segurando um componente eletrônico

SME promove live sobre participação feminina na tecnologia

Publicado em: 23/04/2025 2h14 - em Secretaria Municipal de Educação

1 161 162 163 164 165 1.672