Notícias

Educom é apresentada para educadores de todo país

Núcleo de Educomunicação da SME participa de Seminário Internacional de Educação Integral

Publicado em: 19/12/2017 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020

sem_ed_integral_educ_740_x_430.jpg

Nos dias 12 e 13 dezembro, aconteceu no SESC Pompéia o 3º Seminário Internacional de Educação Integral. O evento discutiu a Educação Integral nas escolas brasileiras e apresentou iniciativas inovadoras de educadores, ativistas e organizações.

O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo apresentou suas iniciativas na mesa “Desafios na formação de educadores para a implementação de tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino/aprendizagem”. Carlos Lima, Coordenador do Núcleo Educom, destacou a importância da formação continuada de professores para consolidar a Educomunicação no Currículo e a promoção da Educação Integral. Nesse sentido, apresentou aos participantes da mesa como o Núcleo de Educomunicação desenvolve a formação dos professores, que inclui além da abordagem das linguagens da comunicação e das propostas pedagógicas com a Educomunicação, a prática das tecnologias digitais.

No evento, foram desenvolvidas práticas educomunicativas com Rádio e Vídeo. Foi montado um mini-estúdio na sala de aula com equipamentos digitais de baixo custo, muitos deles presentes na maioria das escolas. Foi demonstrado o uso do celular como recurso para produção de videorreportagem. “As demonstrações foram realizadas para mostrar que toda escola pode usar tecnologias acessíveis para produzir conhecimento, desde que o profissional da educação tenha passado por formação e conte com o apoio dos estudantes”, conclui Carlos Lima.

Educom – Como uma politica pública de Educação, o Educom está presente nas escolas municipais desde 2001. O êxito da iniciativa, intitulada Educom.Rádio, possibilitou a criação da Lei Educom – Programa Nas Ondas do Rádio, que nos últimos anos tem sido consolidada como área do Currículo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte com fundo amarelo e roxo, no centro há o logotipo da Semana de Estudo e Leitura, com dois bonecos em cima de um livro aberto.

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)

Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de visita de representantes da Prefeitura do Acre

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências 

Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 160 161 162 163 164 1.674