Notícias

Processo de eleição de Grêmios Estudantis é iniciado nas escolas municipais

A meta da Secretaria Municipal de Educação é que 577 Escolas tenham formado suas Diretorias Gremistas até o dia 3 de abril

Publicado em: 07/02/2020 17h51 | Atualizado em: 06/08/2021
Estudantes sentados em semi círculo. Um deles está com o braço levantado e parece estar falando

O ano começa com muitas ações de incentivo à participação democrática dos estudantes no cotidiano escolar. A primeira delas é a divulgação do calendário de implementação dos Grêmios Estudantis. A meta da Secretaria Municipal de Educação é que as 577 Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) e Ensino Médio (EMEFMs) tenham grêmios constituídos em 2020.

Em janeiro as Diretorias Regionais de Educação (DREs) realizaram momentos de sensibilização com os diretores e diretoras das escolas para que fomentem o protagonismo estudantil por meio dos Grêmios. De 5 de fevereiro, dia que inicia as aulas, até 3 de abril, devem ocorrer a eleição dos representantes de classe e todo o processo eleitoral, culminando na cerimônia de Posse da Diretoria Gremista eleita.

No final de 2019, a Prefeitura de São Paulo entregou R$ 5 mil para 346 Grêmios estudantis. A ideia é reforçar a participação dos alunos na gestão de recursos da unidade, construindo democraticamente a escola que querem. A medida descentraliza o recurso público e fomenta o protagonismo dos jovens da rede pública.

Por meio do Orçamento Participativo Jovem, os representantes dos Grêmios, junto com a direção da unidade escolar, decidem onde investir o dinheiro, aplicando de acordo com as especificidades e necessidades de cada escola e, é claro, pensando nas demandas dos estudantes e comunidade escolar como um todo.

Confira o cronograma de ações que unidades educacionais devem cumprir para a para Organização do Processo de Eleição da Diretoria Gremista/2020.

05 a 7/02/2020 – Escolha dos Representantes de Classe

10 a 28/02/2020 – Assembleia Geral – Divulgação da Eleição e inscrições para a Comissão Eleitoral

02 a 06/03/2020 – Início das Atividades da Comissão Eleitoral

09 a 11/03/2020 – Inscrições das chapas candidatas à Diretoria Gremista

12 a 20/03/2020 – Campanha Eleitoral

24/03/2020 – Eleições para a Diretoria Gremista

25 e 26/03/2020 – Apuração – Divulgação dos Resultados

31/03/2020 – Novo Pleito ou 2º Turno

03/04/2020 – Posse Diretoria Gremista eleita

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte com fundo amarelo e roxo, no centro há o logotipo da Semana de Estudo e Leitura, com dois bonecos em cima de um livro aberto.

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)

Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de visita de representantes da Prefeitura do Acre

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências 

Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 160 161 162 163 164 1.674