Notícias

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Projeto da EMEF Cidade de Osaka promove avanços na leitura e na escrita 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 | Atualizado em: 17/03/2026

 

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Desenvolvido em 2004, o projeto “Correspondências de Osaka – Fortalecimento das Aprendizagens”, nasceu com a finalidade de melhorar a escrita dos estudantes. Voltado aos estudantes do 5º ano, a ação possibilita a produção e a revisão de cartas, promovendo reflexões sobre autoria, interlocução e intencionalidade na comunicação, além de fortalecer habilidades essenciais de leitura e escrita.  

O programa foi idealizado pela Professora de Educação Infantil e Fundamental I, Ivani Cordeiro da Silva Bersano, que trabalha na unidade há 22 anos. A partir da observação de que muitos alunos gostariam de trabalhar mais a linguagem escrita, a professora decidiu debater a importância da comunicação em um contexto marcado pela intensa circulação de informações digitais e pelos desafios relacionados à desinformação. 

O projeto foi estruturado para apoiar as aprendizagens de estudantes com defasagens nas competências leitora e escritora, e contou com a participação de duas turmas de 15 integrantes, no contraturno escolar, com encontros semanais.  

As atividades aconteceram de forma coletiva, em duplas e grupos, com propostas organizadas a cada bimestre ao longo do ano letivo. O trabalho começou com a produção de bilhetes e convites, em formatos impressos e digitais, e avançou para a escrita de cartas formais e afetivas. Diante dos resultados alcançados, a professora dará continuidade à proposta neste ano, com a nova turma do 5º ano. 

Um dos destaques da iniciativa foi a instalação de uma caixa de correio na unidade escolar, após solicitação formal dos estudantes ao Ministério das Comunicações. O equipamento, fixado próximo à secretaria, passou a receber cartas e mensagens de familiares, especialmente em momentos como a Semana da Criança. 

Fotografia de estudantes em uma sala de aula com cartas.

Ao longo do ano, foram observados avanços significativos nas produções textuais dos participantes, evidenciados nos acompanhamentos pedagógicos e nos Conselhos de Classe. O trabalho contribuiu para o desenvolvimento da autonomia na leitura e na escrita, ampliação do repertório linguístico e maior fluência na comunicação. 

Além dos resultados acadêmicos, o projeto fortaleceu valores como empatia, solidariedade e ética, consolidando a carta como instrumento de expressão de sentimentos, ideias e informações em contextos reais de uso. 

Com iniciativas como o “Correspondências de Osaka”, a Rede Municipal reafirma o compromisso com o fortalecimento das aprendizagens e com a promoção de práticas pedagógicas significativas, alinhadas ao Projeto Político-Pedagógico das unidades e às diretrizes do Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental.

Entre as práticas realizadas, destacam-se: 

– Troca de bilhetes entre colegas em dinâmicas de “amigo secreto”; 

– Convites para eventos escolares, como o Dia da Família na Escola; 

– Exibição e debate do filme Central do Brasil, utilizado como ponto de partida para reflexões sobre o valor social da escrita; 

– Envio de cartas em datas comemorativas, como o Dia de Quem Cuida de Mim; 

– Produção de mensagens para funcionários da escola, supervisor escolar e equipe da Diretoria Regional de Educação. 

 Integração com a comunidade 

A iniciativa também ampliou o diálogo com o território. Estudantes escreveram cartas para idosos de uma casa de repouso do bairro e realizaram visita com entrega das correspondências, acompanhada de apresentações musicais. Houve ainda encaminhamento de carta de leitor a revistas e jornais, que responderam à escola. 

As ações mobilizaram múltiplas linguagens: escrita, oral, artística e digital. E envolveram equipe gestora, coordenação pedagógica, familiares, estudantes do projeto Imprensa Jovem e professores parceiros. 

Leia mais notícias da Rede Municipal. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte com fundo amarelo e roxo, no centro há o logotipo da Semana de Estudo e Leitura, com dois bonecos em cima de um livro aberto.

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)

Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de visita de representantes da Prefeitura do Acre

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências 

Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 160 161 162 163 164 1.674