Notícias

Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais mobiliza cerca de 2 mil estudantes nos CEUs

Evento celebra a diversidade, valoriza identidades e dá visibilidade às práticas antirracistas desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal

Publicado em: 24/11/2025 12h51 | Atualizado em: 26/11/2025

 

Design Sem Nome (6)

Em um espaço de diálogo e reflexão sobre práticas antirracistas, a Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais reune cerca de 2 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino com uma programação em cinco CEUs em diferentes regiões da cidade entre os dias 24 e 28 de novembro.  

Entre as atividades estão contação de histórias, saraus, com destaque para o Sarau no Kintal e Sarau das Pretas, jogos, oficinas de ilustração, HQ e dança, apresentações culturais protagonizadas pelos estudantes da Academia Estudantil de Letras (AEL) e muito mais. As ações acontecem nos CEUs Cantos do Amanhecer, Inácio Monteiro, Cidade Dutra, Carrão e Jardim Paulistano.  

Com a temática “Educação Antirracista no enfrentamento as desigualdades educacionais”, o evento promove momentos de reflexão em torno de práticas pedagógicas antirracistas desenvolvidas ao longo do ano letivo, que promovem a valorização da diversidade, o fortalecimento da identidade e a promoção da equidade racial nas escolas da cidade. 

Entre os destaques da programação está a apresentação musical “Sonoridades da África”, além da oficina de Dança Afro conduzida pela professora Cibelle de Paula da EMEF Vinicius de Moraes, da Oficina Orikis – Grafias Ancestrais e Negrafias, e da oficina de HQ com Jefferson Costa e Rafael Calça, autores da série “Jeremiais”. 

A mostra foi organizada pelo Núcleo de Educação Étnico-Racial (NEER) da Coordenadoria Pedagógica (COPED), em parceria com as equipes das Divisões Pedagógicas (DIPED), e integra uma série de ações que buscam trazer reflexões críticas, divulgar e fortalecer as práticas antirracistas que acontecem diariamente nas unidades educacionais. 

Novembro Negro  

O mês de novembro representa um marco fundamental na luta antirracista no Brasil. Ainda que o compromisso com uma educação antirracista seja de janeiro a janeiro, ao destacar a luta de Zumbi dos Palmares, com o dia da Consciência Negra, a Rede Municipal fortalece seu compromisso com a valorização das culturas e histórias africanas e afro-brasileiras.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos reconhecerá 12 projetos

III Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos

Publicado em: 04/12/2015 10h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tarde de autógrafos na EMEF João de Lima Paiva

Tarde de autógrafos na EMEF João de Lima Paiva

Publicado em: 04/12/2015 10h30 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Final do 1º Festival de Atletismo da DRE São Mateus

Final do 1º Festival de Atletismo da DRE São Mateus

Publicado em: 04/12/2015 10h29 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

III Novembro Negro - 2015

III Novembro Negro – 2015

Publicado em: 03/12/2015 5h42 - em CEU e COCEU

SME encerra a série Diálogos com a Rede na DRE São Miguel

SME encerra a série Diálogos com a Rede na DRE São Miguel

Publicado em: 03/12/2015 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

1 1.613 1.614 1.615 1.616 1.617 1.672