Notícias

São Paulo lança novo pacote de avaliação para a rede municipal

Mais de 322 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais começam a fazer provas esta semana

Publicado em: 28/06/2017 12h16 | Atualizado em: 30/11/2020

logo_sme_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação põe em prática, a partir desta semana, um novo sistema de avaliação da rede municipal de ensino. Com o objetivo de acompanhar de forma permanente o ensino e corrigir rumos pedagógicos, o pacote de avaliações conta com provas semestrais, simulados e com a volta da Prova São Paulo, instrumento fundamental para traçar metas e verificar resultados e que não era aplicado nas escolas desde 2013.

Nesta quarta-feira (28) começa a ser aplicada nas escolas municipais a Prova Semestral. Voltada para os 322,8 mil alunos do 3º ao 9º ano, a nova avaliação abrange todas as disciplinas do currículo e permite repensar o planejamento pedagógico das escolas ao longo do ano letivo. A prova segue até sexta-feira nas unidades de Ensino Fundamental da rede e será repetida no fim do próximo semestre. Também estará disponível em Libras e Braile nas EMEBs, Escolas Polo e EMEF com alunos surdos.

Instrumento de avaliação externa da rede como um todo, que permite acompanhar a evolução do ensino ano a ano, a Prova São Paulo será aplicada entre os dias 18 a 20 de outubro para as turmas do 3º ao 9º ano, nas disciplinas de matemática, língua portuguesa e ciências da natureza. Também serão aplicados questionários para pais e educadores a fim de contextualizar a escola em outros fatores, como sociais e econômicos. Este ano, pela primeira vez também será realizada a Provinha São Paulo, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com foco na alfabetização.

“O novo sistema de avaliações foi pensado para permitir o acompanhamento permanente das ações pedagógicas, tanto possibilitando que cada escola faça mudanças durante o processo do ano letivo, como também para aprimorar as políticas públicas educacionais mais amplas, ano a ano”, diz o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O pacote de provas que serão aplicadas a partir desta semana inclui ainda a Prova EJA, para 22 mil jovens e adultos, e o Simulado Enem, para os cerca de mil alunos do Ensino Médio das Escolas Municipal.

Com as mesmas características da Prova Semestral, a Prova EJA avaliação é voltada para jovens e adultos. Toda digital, a avaliação que começa a ser aplicada esta semana e segue até semana que vem tem questões de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e humanas.

Pela primeira vez, os alunos de Ensino Médio da rede municipal de terão a oportunidade de fazer um simulado do Enem. Além de uma avaliação em processo, a prova aplicada até sexta-feira oferece aos estudantes a nota de escala do Enem. O simulado será feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas RJ, por meio de uma cooperação técnica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Alfabetização Selo Ouro

Alunos faltam menos às aulas nas escolas públicas da Prefeitura de SP

Publicado em: 08/05/2025 10h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra fotografia da fachada do CEU São Miguel com o símbolo de libras

CEU São Miguel promove palestra sobre Libras no sábado (10)

Publicado em: 07/05/2025 1h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.

Estão disponíveis vagas remanescentes para o Educavest, cursinho pré-vestibulinho gratuito oferecido nos CEUs

Publicado em: 07/05/2025 11h47 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

CEU Heliópolis oferece cursos gratuitos para a comunidade em maio

Publicado em: 07/05/2025 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Estudante usando um notebook com atividades de matemática

EMEF Paulo Duarte diversifica ensino de Matemática com jogos e brincadeiras

Publicado em: 06/05/2025 5h17 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 159 160 161 162 163 1.674