Notícias

Prova SARESP reúne mais de 98 mil estudantes da Rede Municipal nesta terça-feira (18)

Avaliação estadual analisa aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática e contribui para o aprimoramento do ensino

Publicado em: 18/11/2025 9h00 | Atualizado em: 14/11/2025
Prova Saresp ajuda a avaliar os avaços das aprendizagens e na alfabetização

Depois de uma grande mobilização com protagonismo de estudantes e educadores no engajamento por uma educação de qualidade, chegou o dia da prova Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Nesta terça-feira (18), mais de 98 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME), dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, participam da avaliação.  

Com duração de 3h30 e aplicada no horário regular de aula, a avaliação tem como objetivo analisar as aprendizagens dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, fornecendo subsídios importantes para o planejamento pedagógico e o aprimoramento da educação pública em todo o estado.  

Para os estudantes do 2º ano, a prova é composta por 32 questões, sendo 16 de Língua Portuguesa e 16 de Matemática; já no 5º ano, são 48 questões, divididas igualmente entre as duas disciplinas. 

Nas escolas municipais, a preparação para o SARESP foi intensa e colaborativa nas últimas semanas. Professores, equipes gestoras, estudantes, famílias e toda a comunidade escolar, se mobilizaram para fortalecer o compromisso com o aprendizado e o protagonismo estudantil. 

“Essa avaliação é importante para o município acompanhar os avanços em alfabetização e nas aprendizagens essenciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados desta prova do 2°ano também são usados para compor o Índice (nacional) Criança Alfabetizada”, destaca Lucimeire Cabral, coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação. 

Wesley Florêncio, condutor do Transporte Escolar Gratuito (TEG), por exemplo, foi um dos profissionais que se engajaram junto aos demais condutores para incentivar a participação dos estudantes, reforçando o papel essencial da categoria na promoção do aprendizado e no compromisso coletivo com o futuro da educação. 

“Todos os dias, levamos os estudantes com carinho e responsabilidade até as unidades educacionais. Agora, com a chegada do SARESP, unimos as nossas forças para essa corrente de incentivo, motivando os alunos a participarem da prova em prol de uma educação de qualidade”, destaca. 

Andressa Pereira Cruz, Mãe Guardiã – Busca Ativa Escolar, no CEU EMEF Mário Fittipaldi, também reforça a relevância do envolvimento das famílias e da comunidade escolar para a participação na avaliação. “O SARESP 2025 é um momento muito importante para a Rede. Junto às demais Mães Guardiãs, conversamos com as famílias e os estudantes sobre a importância da prova, uma vez que a educação é um compromisso de todos nós’, conclui Andressa. 

Campanha “Bom de Prova” 

Nos meses de outubro e novembro, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino participaram de três avaliações que verificam como está a situação da Educação em nossa cidade, estado e país. 

A Prova São Paulo, voltada para todos os estudantes das escolas municipais, cursando do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA. Além de avaliar a rede, disponibiliza resultado individual por estudante. Aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro. 

O SAEB, que ocorreu entre os dias 28 e 31 de outubro, é destinado para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, analisando o desempenho em todo o Brasil. 

Já o SARESP, que envolve estudantes do 2º e 5º ano, avalia a educação no estado de São Paulo. 

Conheça mais sobre a campanha Bom de Prova 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Piscina Ceu Paraisópolis

Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões

Publicado em: 08/05/2025 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Sala de aula onde os estudantes estão sentados de costas para a foto. Na frente deles há uma tela mostrando uma vídeo chamada. Eles veem diversos quadrados pequenos com as pessoas que estão participando da ligação.

Prefeituras de SP e Copenhague buscam solução que diminua a temperatura das salas de aula paulistanas

Publicado em: 08/05/2025 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes em sala de aula.

SME publica plano de reposição de conteúdo para estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 08/05/2025 2h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Trem de madeira com as letras AEL.

SME promove curso para Gestão, Articulação e Acompanhamento do projeto AEL

Publicado em: 08/05/2025 1h58 - em Academia Estudantil de Letras

Foto Fachada Ceu Jaçanã

Estão abertas as inscrições para cursos de empreendedorismo no CEU Jaçanã

Publicado em: 08/05/2025 1h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 158 159 160 161 162 1.674