Notícias

CEI Cantinho da Tia Isaura promove projeto de adaptação e palestra sobre aleitamento materno

A unidade, em parceria com a UBS, realiza ações para fortalecer os vínculos com as famílias e reforçar a importância do aleitamento materno.

Publicado em: 12/02/2025 9h15 | Atualizado em: 12/02/2025

Fotografia mostra crianças sentadas em torno de uma mesa retangular. Em uma das pontas da mesa, há uma mulher de camiseta rosa e cabelos presos, na outra ponta há um homem de cabelo curto e camiseta azul.
O  Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Tia Isaura, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, está sempre de portas abertas. O projeto visa uma adaptação gradativa e respeitosa com os bebês e crianças. Além disso, para orientar melhor as famílias, a gestão do CEI, em parceria com a UBS da região, articulou uma palestra sobre a importância do aleitamento materno, com a participação de mães da comunidade.

O projeto “CEI de Portas Abertas” permite que os familiares entrem e fiquem no espaço o tempo que acharem necessário. Em qualquer período do ano, o responsável pela criança ou bebê pode ir até a unidade e participar ativamente de todas as vivências e momentos, sem nenhum tipo de restrição a rotina, o que contribui também para o estreitamento de laços entre a unidade e as famílias 

“É o projeto mais importante pra gente, que mais acredito e luto, para que os espaços educativos permitam que as famílias participem inteiramente, sem nenhum tipo de restrição da rotina desse bebê e criança. E faça isso de uma forma gradativa, respeitosa e amorosa”, disse Érika Mayume, diretora da unidade.

Na retomada das atividades, a diretora da unidade, Érika Mayume, articulou com uma enfermeira da Unidade Básica de Sáude (UBS) Jardim das Oliveiras, que é a UBS de referência do CEI, uma palestra para as mães do território. 

Essa não foi a primeira vez que aconteceu uma ação com parceria entre o CEI e a UBS. “A gente tem uma operação casada, eu e ela, eu faço parte das palestras no pré-natal das mães do nosso território e vou lá para falar sobre a importância do espaço educativo e desenvolvimento infantil, e ela complementa sobre a importância do aleitamento materno”, contou Érika.

Durante a palestra, a enfermeira reforçou a importância do aleitamento materno e para que as mães não parem de amamentar precocemente. Além disso, foi uma oportunidade para que as mulheres tirassem dúvidas e conversassem sobre suas experiências e dificuldades. “Eu, enquanto educadora, gestora, reforço sobre como o espaço educativo está aberto e totalmente receptivo para receber essas mães”, completou a diretora.

O CEI Cantinho da Tia Isaura possui o selo “CEI Amigo do Peito”, desde 2018 a unidade realiza ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. 

Fotografia mostra mulheres sentadas no chão encostadas nas paredes em uma sala.

“CEI Amigo do Peito” 

A campanha educativa CEI Amigo do Peito, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Rede Municipal de Ensino (RME). As unidades de Educação Infantil têm papel fundamental nessas ações, que estão alinhadas com a melhoria das práticas educativas e com o atendimento ao princípio dos direitos fundamentais das crianças.

A 1ª edição da campanha aconteceu em 2018 e desde então vem se fortalecendo, inclusive com a participação em premiações, eventos científicos importantes e ações conjuntas com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O objetivo da campanha é garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Ainda, o aleitamento materno beneficia as famílias, a sociedade e o planeta.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (4)

SME lança projeto com o maestro João Carlos Martins em 27 escolas municipais 

Publicado em: 15/05/2026 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Silvio Caldas

EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste

Publicado em: 15/05/2026 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em reunião. No projetor da parede e sobre a mesa, consta uma planilha com colunas coloridas

SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação

1 14 15 16 17 18 1.674