Notícias
Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola
Em evento que contou com diversas apresentações das parcerias nas escolas envolvendo a saúde, as duas pastas comemoraram o projeto
Publicado em: 01/12/2022 13h08 | Atualizado em: 01/02/2024
Na manhã desta terça-feira, 29, representantes das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (SME) se encontraram no Sesc 24 de maio para oficializar o Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria intersecretarial por meio da qual as ações do Decreto Federal (nº 6.286 é de 2007) são aplicadas em São Paulo desde 2013.
No encontro, que teve como tema “Ouvir e acolher para respeitar: um olhar cuidadoso em educação e saúde nos territórios” estiveram presentes o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o secretário municipal da Educação, Fernando Padula, além de coordenadoras da rede municipal de saúde e educação.
A articulação entre escola e atenção primária, por meio Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, é a base do PSE, que promove ações de prevenção e atenção à saúde com enfoque nas vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens na rede pública de ensino. Permite ainda desenvolver ações de promoção à saúde e educação com o envolvimento de todos da comunidade escolar: alunos, professores e os pais.
Durante o evento foram apresentados projetos de diversas escolas envolvendo atividades de saúde, como saúde bucal, saúde ocular, nutricional, reprodutiva, sexual, orientações de primeiros socorros disseminadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de projetos de combate ao Aedes aegypti. Essas atividades são desenvolvidas também nas aldeias, a exemplo do Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci) Jaraguá, que tem maior proximidade das urbanidades e atende seis aldeias, com aproximadamente 1 mil indígenas.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, essa união entre as duas secretarias é muito importante, pois juntas elas conseguem fazer muito mais pelo pleno desenvolvimento dos alunos. “O trabalho de parceria, com envolvimento de ambas as pastas, é fundamental para o sucesso que alcançou o PSE. A portaria só veio ratificar e fortalecer as atividades para promover um desenvolvimento com qualidade para nossas crianças, jovens e adolescentes”, disse Zamarco.
“Essa parceria de quase dez anos mostra que com essa junção das secretarias, respeitando a realidade de cada território e suas potências, só quem tem a ganhar são os munícipes da nossa cidade. É uma alegria oficializar esse programa e festejar todos esses anos de parceria”, falou Fernando Padula.
Para a coordenadora do Programa Saúde na Escola na SMS, Athenê Maria França Mauro, “o PSE é para além das questões mais tradicionais tratadas no ambiente escolar. Isso é qualidade de vida. A escola é um espaço privilegiado para desenvolvermos ações de promoção à saúde, com o protagonismo das crianças e adolescentes e da comunidade escolar”, destacou.
O evento ainda contou com a apresentação de Débora Santana, usuária do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Adulto III São Mateus, que cantou acompanhada pelo violão do psicólogo do mesmo equipamento, Kleitir Melo. Débora participa do “Acordes para que te Quero”, do Caps São Mateus, projeto de musicoterapia que possibilita acessar e cuidar das emoções, por meio da manifestação artística.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos
Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024
Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Publicado em: 13/05/2025 4h49 - em Educação Ambiental
SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Publicado em: 13/05/2025 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação