Notícias
SME comemora 15 anos de transição das creches para Centros de Educação Infantil
Evento traçou o histórico das unidades na Cidade de São Paulo por meio de registros documentais e fotográficos.
Publicado em: 16/11/2017 14h43 | Atualizado em: 04/05/2021
Na segunda, 16 de outubro, representantes de Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram de ação realizada no Salão Social do Clube Espéria com o objetivo de comemorar os 15 anos da transição das creches da Secretaria de Assistência Social (SAS) para Centros de Educação Infantil (CEIs) da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Foram convidados para a comemoração representantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), CEIs – diretos, indiretos e parceiros. O Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, Leila Barbosa Oliva, e a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Yara Maria Mattioli, presenciaram o evento.
“Este é o momento de reconhecer essa história, uma bela trajetória construída em muitas gestões e por muitas pessoas. Uma história que é viva e que a cada dia se qualifica ainda mais na RME”, comemorou o Secretário Alexandre Schneider.
“Hoje é uma ocasião de festa, comemoração e aprendizado como, na verdade, são os momentos passados com crianças em nossas unidades. Elas brincam, descobrem e aprendem tudo ao mesmo tempo, e conosco também é assim. Dessa forma, essa comemoração dos 15 anos dos Centros de Educação Infantil marca, principalmente, o direito da criança à educação. Estudos comprovam que as experiências vivenciadas pelas crianças nos anos iniciais da infância são essenciais e decisivos para todo o seu desenvolvimento”, disse a Coordenadora da COPED, Leila Barbosa Oliva.

Para traçar o panorama histórico do trabalho das creches, administradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social até 2001, momento em que ocorreu a transição das creches para Centros de Educação Infantil como equipamentos pertencentes à Secretaria Municipal de Educação, esteve a Professora Doutora Claudia Panizzolo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em sua fala, a professora mostrou registros documentais e fotográficos que evidenciaram como era a rotina das creches nas décadas de 70, 80 e 90, além de apontar os avanços conquistados com a mudança na gestão. Cristiano Rogério Alcântara, da Divisão de Educação Infantil, fez a mediação.

“Agradeço a todas as pessoas que nos ajudam a construir uma escola pública de qualidade, que busca na sua configuração encontrar uma forma mais efetiva de reduzir os efeitos perversos das nossas desigualdades sociais e econômicas. Esperamos que todas as unidades educativas da RME, as diretas, indiretas e as parceiras sintam-se contempladas com esta ação”, declarou a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Yara Mattioli.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista
Publicado em: 19/05/2025 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco
Publicado em: 19/05/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal visitaram museus com abordagem focada na Educação Antirracista
Publicado em: 16/05/2025 4h13 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2
Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional
Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases