Notícias

CEU Inácio Monteiro recebe “Seminário Inter-regional Povos Indígenas”

Educadores das DREs Guaianases, Itaquera e São Miguel puderam obter conhecimentos e vivenciar a cultura Indígena

Publicado em: 24/09/2019 17h26 | Atualizado em: 30/11/2020
povosindigenas_740x430.jpg

Na terça-feira (17), o Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro recebeu o “Seminário Inter-regional Povos Indígenas”, evento promovido de forma conjunta pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) Guaianases, Itaquera e São Miguel e que contou com a participação de professores, gestores e supervisores escolares.

O seminário teve por objetivo evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social e política, em conformidade com as Leis nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003 e nº 11.645 de março de 2008, que estabelecem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras.

O evento foi oficialmente aberto com os cumprimentos dos Diretores Regionais de Educação, Lucimeire Cabral de Santana e Jair Sipione, que enfatizaram a importância do trabalho consciente, destacando a importância da temática étnico-racial durante todo o ano letivo e não somente em datas específicas ou comemorativas.                                        povosindigenas2_740x430.jpg
(No debate final os participantes levantaram diversas questões, algumas relacionadas com educação e outras com a cultura indígena, que foram respondidas pelos palestrantes).


A programação do dia contou com vídeos e palestras:

– Vídeo: “Eis nós! Indígenas de cá: Guaianases, Itaquera e São Miguel Paulista”;


– Palestra: “Desafios para os povos indígenas na Universidade. A Formação de professores junto às Escolas      Públicas” – Emerson de Oliveira Souza;

– Debate;

– Divulgação do documento “Orientações Pedagógicas – Povos Indígenas”;

– Palestra: “Diversas etnias no território brasileiro” – Prof. Ms. Rafael Pacheco;

– Apresentação da Tribo Indígena Pi-Pi-Pã – Prof. Dr. Valmir dos santos Batalha;

– Debate final.

Na avaliação de Rosana Raimondi, formadora da Divisão Pedagógica da DRE Guaianases, o seminário foi uma oportunidade de aproximação com a cultura indígena. ‘’Essa ação foi muito importante para ampliar os conhecimentos dos nossos educadores sobre a cultura desses povos, pois dois dos palestrantes convidados eram indígenas, o que possibilitou aos participantes um contato direto com representantes das tribos Guarani Nhandeva e Pi-pi-pã’’, finalizou.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de professora de educação infantil

Prefeitura de São Paulo prorroga concursos públicos da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em: 21/05/2025 9h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de varias pessoa no palco

DRE G celebra aniversário de 164 anos de Guaianases 

Publicado em: 20/05/2025 9h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

fotografia de professor fazendo libras em uma sala de aula

Inscrições abertas para os professores atuarem na EMEBS Helen Keller

Publicado em: 19/05/2025 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Na imagem, quatro crianças se divertem em uma piscina. Três meninas estão mais próximas da câmera, sorrindo. Todas estão com roupas de banho coloridas e molhadas. Ao fundo, um menino também está na água, com os braços abertos e expressão animada.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista

Publicado em: 19/05/2025 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas com roupas socias

Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco

Publicado em: 19/05/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

1 154 155 156 157 158 1.673